Acessibilidade / Reportar erro

O Eterno Retorno de Nietzsche como argumento do conto A biblioteca de Babel de Borges* * As ideias expostas neste artigo estão desenvolvidas na dissertação de mestrado do autor - O Eterno Retorno e o amor fati de Nietzsche como situações filosófico-narrativas em quatro contos de Borges -, sobretudo no segundo capítulo, com orientação do Prof. Dr. Ivo da Silva Júnior, defendida na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em 2017.

Resumo

Este trabalho visa mostrar que o conceito de Eterno Retorno de Nietzsche, em sua vertente cosmológica, foi utilizado por Borges como argumento do conto A biblioteca de Babel. Para tanto, a Poética da leitura será trazida à tona em conjunto com o conceito de situação filosófico-narrativa para subsidiar a investigação. Em seguida, o entendimento de Borges sobre o Eterno Retorno de Nietzsche terá lugar. Por fim, o conto será analisado para verificar nele os elementos que sustentam que o argumento de A biblioteca de Babel é o conceito de Eterno Retorno de Nietzsche.

Palavras-chave
Borges; eterno retorno; Nietzsche; situação filosófico-narrativa; poética da leitura

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br