Acessibilidade / Reportar erro

Sob o signo de Zarathustra* * Publicado no jornal Gazeta de Noticias. Rio de Janeiro, terça-feira, 22 de Janeiro de 1935, p. 3.

Resumo

Partindo da compreensão de que são os filósofos e artistas aqueles capazes de "suscitar no espírito do homem perspectivas novas", o autor explora os temas principais da filosofia nietzschiana para mostrar a sua vigência em todas as manifestações da contemporaneidade. Pensador que teria denunciado a "infecção do mundo moderno", cuja "unidade interior é fundada na psicologia", Nietzsche explorou em profundidade o papel dos instintos, desenvolvendo uma forma de conhecimento capaz de explicar certos fatos psicológicos que constituem a filosofia e a arte. As ideias do autor do Zaratustra , assim, seriam fundamentais para entender, por exemplo, a obra de Ronald de Carvalho ‒ escritor brasileiro que, recuperando-se de um grave acidente, faleceria poucos dias depois da publicação do presente artigo.

Palavras-chave
Nietzsche; filosofia; psicologia; literatura; Ronald de Carvalho

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br