Acessibilidade / Reportar erro

Ser “bons Europeus” - sem a Europa* * Agradeço aos estudiosos do Seminário Permanente Nietzscheano por me terem dado a oportunidade de apresentar as principais linhas argumentativas, posteriormente incorporadas a este artigo, intervindona Sessão pública da XII Edição de seu encontro realizado na Universidade da Calábria, Departamentode Estudos Humanísticos, 10-12 de dezembro de 2015, dedicado a: “A arte de ser ‘Bons europeus’”. Tradução de Juliana Hass.

To be “good Europeans” - without Europe

Resumo:

Este artigo tem como objetivo mostrar como Nietzsche modela o conceito de “bom Europeu” em estreita referência ao seu conceito de síntese. Para entender o processo de síntese, devemos estudar o funcionamento do corpo como sistema de conflitos e de domínio. Os bons europeus de Nietzsche são homens capazes de uma síntese superior. Supranacionalistas e supraeuropeus são defensores do desenvolvimento da civilização após a libertação completa da moral cristã.

Palavras-chave:
bom europeu; síntese; corpo; supranacionalismo

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br