Acessibilidade / Reportar erro

Niilismo e pós-humanidade na cultura contemporânea (Nietzsche contra Sloterdijk)1 1 Uma primeira versão abreviada deste texto foi lida dentro do ciclo de conferências "A desumanização do mundo. Instâncias de reflexão em torno da crise do humanismo", organizado pela Universidad Internacional de Andalucía en Sevilla, em maio de 2003, sob a direção de Pedro G. Romero e com a participação de Peter Sloterdijk, Nicolás Sánchez Durá e Joan Pipó Comorera. Em castelhano, foi publicada no volume coletivo organizado por Javier de la Higuera, Luis Sáez e José F. Zúñiga, Nihilismo y mundo actual. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2009. Tradução de Henrique Aparecido Marson.

Nihilism and Post-mankind in Contemporary Culture (Nietzsche contra Sloterdijk)

Resumo

O artigo apresenta as influências de Nietzsche no século XX, tanto das vanguardas artísticas como as filosóficas de Heidegger e Sloterdijk, estas no contexto da crise do humanismo. Visa, com isso, mostrar que é possível encontrar uma resistência da filosofia nietzschiana ao humanismo póshumanista proclamado por Sloterdijk. Com efeito, a tecnologia contemporânea não seria o lugar por excelência para banir os hábitos de um pensamento calculador, o qual, por sua vez, na tentativa de regressar com segurança de um lugar de costume, gera atitudes românticas e conservadoras. Em vez disso, a arte contemporânea fornece sugestões mais interessantes sobre as margens e resíduos inassimiláveis do humano, e isso vem no rastro das pegadas da réplica nietzschiana à antiga pretensão metafísica de que o logos (agora o tecno-logos) anule a parte selvagem e maldita de nossa animalidade humana.

Palavras-chave:
humanismo; pós-modernidade; animalidade; arte; vanguarda

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br