Acessibilidade / Reportar erro

O esquecimento como vontade de potência. O princípio de economia na epistemologia de F. Nietzsche* 1 É particularmente notável o trabalho de Thomas H. Brobjer “Nietzsche’s Reading and Knowledge of Natural Science: An Overview”, no qual o autor trata de especificar todas as leituras científicas de Nietzsche, assim como de assinalar a influência real sobre a sua obra. Cf. Brobjer (2016, pp. 21-50).

The Oblivion as Will to Power. The Economy Principle in Nietzsche´s Epistemology

Resumo:

O presente artigo compara a epistemologia elaborada por Friedrich Nietzsche com a elaborada pelos positivistas do século XIX. O fio que acompanha esta comparação é o distinto uso que estes autores fazem do princípio de economia aplicado à epistemologia. Uma vez elucidado o modo como Nietzsche reelabora essa epistemologia, combinando-a com a hipótese da vontade de potência, apontaremos como o deslocamento teórico operado pelo princípio da economia produz no pensamento de Nietzsche uma inversão e reavaliação dos conceitos de “memória” e “esquecimento” aplicados à teoria do conhecimento.

Palavras-chave:
empiriocriticismo; princípio de economia; esquecimento; memória; vontade de potência

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br