Resumo em Português:
Resumo: Pretendemos, de início, mostrar que, ao refletir sobre a educação, Nietzsche se associa a uma tradição de pensamento que remonta ao neo-humanismo do final do século XVIII. Contamos, em seguida, examinar a análise que ele faz dos estabelecimentos de ensino alemães, em particular do ginásio e da universidade. Queremos, por fim, questionar em que medida o seu diagnóstico das instituições pedagógicas do seu tempo não se assemelharia ao que poderíamos fazer das nossas.Resumo em Inglês:
Abstract: We intend, at first, to show that, when reflecting on education, Nietzsche is associated with a tradition of thought that goes back to the neo-humanism of the late 18th century. We will then examine his analysis of German educational establishments, particularly the gymnasium and university. Finally, we want to question to what extent his diagnosis of the pedagogical institutions of his time would not be similar to what we could make of ours.Resumo em Português:
Resumo: Este artigo explicita a compreensão que Nietzsche tem da cultura e da educação de sua época. Mostra que para esse autor cultura e educação são inseparáveis e que por isso é necessário pensar em novas perspectivas para a educação de modo que ela sirva de alicerce para uma cultura sadia.Resumo em Inglês:
Abstract: This article explains Nietzsche’s understanding of the culture and education of his time. It shows that for this author culture and education are inseparable and that it is therefore necessary to think of new perspectives for education so that it can serve as a foundation for a healthy culture.Resumo em Português:
Resumo: A filosofia nietzschiana se desdobra, a todo tempo, em denunciar que as escolas e universidades da Alemanha moderna serviam, majoritariamente, para domesticar as forças humanas em prol dos valores administrados pelo Estado. Considerando tal horizonte, este artigo investiga o fundo analítico da crítica nietzschiana à educação (Ersiehung) de seu tempo para mostrar a tensão necessária que a formação humana (Bildung) emerge no arcabouço de sua filosofia como cultivo de novos valores. Para tanto, será preciso mostrar que outro nível de disciplina, ao mesmo tempo causa e efeito de uma experiência formativa singular e própria, há de ser deflagrada como potência criativa de e para outros valores existenciais.Resumo em Inglês:
Abstract: Nietzsche's philosophy unfolds, at all times, in denouncing that the schools and universities in Germany serve, mostly, to domesticate as a modern force in favor of the values administered by the State. Considering this horizon, this article investigates the analytical background of the Nietzschean critique of education (Ersiehung) of his time to show the necessary tension that human formation (Bildung) emerges in the framework of his philosophy as the cultivation of new values. For that, it will be necessary to show that another level of discipline, at the same time cause and effect of a unique and proper formative experience, must be triggered as a creative power of and for other existential values.Resumo em Português:
Resumo: Partindo da ligação estreita entre formação e valores e considerando que a avaliação dos valores é fundamental para as concepções e os conteúdos educacionais, o artigo propõe-se a tematizar a educação a partir da filosofia dos valores de Nietzsche, considerando a distinção nietzschiana entre trabalhadores filosóficos e filósofos do futuro e a relação entre formação ética e o modo de valorar em termos sociais desde Max Weber.Resumo em Inglês:
Abstract: Starting from the close connection between formation and values and considering that the evaluation of values is fundamental for educational conceptions and contents, the article proposes to thematize education from Nietzsche's philosophy of values, considering the Nietzschean distinction between philosophical workers and philosophers of the future and the relationship between ethical formation and the way of valuing in social terms since Max Weber.Resumo em Português:
Resumo: O objetivo deste texto é, tendo como pano de fundo a distinção entre as noções nietzschianas de filisteu da formação (Bildungsphilister) e de espírito livre (Freigeist), investigar de qual dessas duas personagens nós, professores das instituições de ensino superior brasileiras, estamos mais próximos. O filisteu é o antípoda do genuíno homem de cultura, do artista (Künstler). Por outro lado, o espírito livre é a exceção, é aquele que está desvinculado dos valores e dos hábitos vigentes, ele não se prende às coisas, caminha livremente. Trata-se, neste artigo, de fazer algumas reflexões, pois trazemos mais perguntas que respostas.Resumo em Inglês:
Abstract: The purpose of this paper is, in the context of the distinction between Nietzsche's notions of cultural philistine (Bildungsphilister) and free spirit (Freigeist), to discuss which of these two types we, professors at Brazilian higher education institutions, are more similar. The philistine is the opposite of the genuine man of culture and the artist. The free spirit, on the other hand, is the exception, he is one who is disconnected from the values and habits in force, he doesn't cling to anything and walks freely. In this article, it is a matter of making some reflections, as we bring more questions than answers.Resumo em Português:
Resumo: Neste artigo, pretendo debater o ensino de filosofia como um problema genuinamente filosófico, mas que é negligenciado como tal em boa parte dos cursos de licenciatura em Filosofia, bem como em boa parte da chamada produção filosófica no Brasil. Estabeleço uma relação fundamental entre a prática filosófica e o ensino em sala de aula. Defendo a docência em filosofia como um chamado filosófico que convoca docentes e estudantes enquanto pensadores, mesmo que isso não se efetive na realidade concreta. Não pode haver um ensino verdadeiramente filosófico da filosofia se os professores não se colocarem, em sala de aula, como pensadores de fato, muito mais do que meros transmissores altamente capacitados no uso de instrumentos e ferramentas para transmitir conceitos históricos e estudantes dispostos à problematização típica da atividade filosófica. Nesse sentido, a sala de aula de Filosofia deve ser, acima de tudo, um espaço para aquilo que chamarei deatividade filosófica.Resumo em Inglês:
Abstract: In this article, I intend to discuss the teaching of philosophy as a genuinely philosophical problem, but one that is neglected as such in a good part of the degree courses in philosophy, as well as in a good part of the so-called philosophical production in Brazil. I establish a fundamental relationship between philosophical practice and classroom teaching. I defend teaching in philosophy as a philosophical call that summons teachers and students as thinkers, even if this does not take place in concrete reality. There cannot be a truly philosophical teaching of philosophy if teachers do not place themselves, in the classroom, as real thinkers, much more than mere transmitters highly trained in the use of instruments and tools to transmit historical concepts and students who are disposed to the typical problematization of philosophical activity. In this sense, the philosophy classroom must be, above all, a space for what I will call philosophical activity.Resumo em Português:
Resumo: As reflexões de Nietzsche sobre a educação e a cultura alemã de sua época surgem no contexto em que ele, como professor, está envolvido diretamente com essas questões. Elas podem ser encontradas especialmente em dois trabalhos desse período: nas Conferências sobre o futuro de nossos estabelecimentos de formação, de 1872, e na Terceira Consideração Extemporânea: Schopenhauer como educador, de 1874. Interessa-nos, nesses textos, identificar as críticas que Nietzsche faz à educação de seu tempo e analisar sua “proposta educativa” em que educação, vida e cultura se encontram estreitamente vinculadas a ponto de promoveram uma cultura autêntica.Resumo em Inglês:
Abstract: Nietzsche's reflections on German education and culture of his time arise in the context in which he, as a teacher, is directly involved with these issues. They can be found especially in two works from this period: nas Anti-Education: On the Future of Our Educational Institutions, de 1872, e na Schopenhauer as Educator, de 1874. In these texts, we are interested in identifying the criticisms that Nietzsche makes to the education of his time and to analyze his “educational proposal” in which education, life and culture are closely linked to the point of promoting an authentic culture.Resumo em Português:
Resumo O trabalho busca problematizar as relações entre filosofia, educação, escola e ensino. Dividiremos a nossa abordagem em três questões balizadoras: as relações da filosofia com a cidade, a atividade de professor e a filosofia e a filosofia como disciplina no sistema escolar, questões que se entrecruzam, se justapõem e se confundem. Cremos que essas reflexões devem apontar os caminhos para nossa reflexão futura.Resumo em Inglês:
Abstract: This work seeks to problematize the relations between philosophy, education, school and teaching. We will divide our approach in three questions: the relations between philosophy with the city, a teacher's activities and philosophy and philosophy as a subject in the school system, questions which crisscross, overlap and get confused. We believe that these reflections will show the ways for our future reflection.Resumo em Português:
Resumo: O escopo desta investigação consiste em averiguar em que medida o estilo (Stil), para o jovem Nietzsche, consiste num meio através do qual o filósofo realiza a suprema tarefa da filosofia: a formação (Bildung). Parto da afirmação de que o problema estilístico compõe um dos principais elementos da avaliação que o jovem filósofo faz da formação e da cultura (Kultur) alemãs de seu tempo para, por fim, apresentar de que modo Nietzsche encontra no caráter extemporâneo do estilo e da filosofia de Schopenhauer o caminho para a superação da barbárie (Barbarei).Resumo em Inglês:
Abstract: The scope of this investigation is to find out to what extent the style (Stil), for the young Nietzsche, consists of a means through which the philosopher accomplishes the supreme task of philosophy: the formation (Bildung). I start from the statement that the stylistic problem composes one of the main elements of the evaluation that the young philosopher makes of the German formation and culture (Kultur) of his time to, finally, present how Nietzsche finds in the extemporaneous character of style and in the Schopenhauer's philosophy the way to overcome the barbarism (Barbarei).Resumo em Português:
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em investigar qual seria o papel do jovem nas críticas do jovem Nietzsche à cultura alemã nas Considerações Extemporâneas. Em um primeiro momento, investigaremos sob o viés da formação (Bildung) de que maneira o jovem pode contribuir para a cultura. Nesse sentido, investigaremos a hipótese de que o jovem possui algum tipo de relação com a formação (Bildung) do gênio.Resumo em Inglês:
Abstract: The purpose of this article is to investigate the role of the young in the criticism of the young Nietzsche to the German culture in Untimely Meditations. At first, we investigated from the perspective of education (Bildung) how young people can contribute to culture. Thus, we will investigate the hypothesis that the young person has some kind of relationship with the education (Bildung) of the genius.