Acessibilidade / Reportar erro

Um estudo sobre associação semântica de palavras do português brasileiro

RESUMO

Objetivo

coletar normas de associação semântica de 96 palavras do português brasileiro e aplicá-las, posteriormente, na elaboração de um teste de reconhecimento de fala com frases com controle da previsibilidade da palavra.

Método

participaram 67 voluntários com idades entre 18 e 27 anos. Foi aplicada uma tarefa de associação semântica com delimitação de classe de palavras.

Resultados

o tamanho médio do conjunto total e do significativo foi maior para a segunda evocação para as classes de verbos e substantivos. A força de associação semântica que prevaleceu na primeira recordação foi forte para a primeira e média para a segunda palavra. Na segunda recordação, a força de associação com maior prevalência foi média para a primeira e para a segunda palavra. Foi observada correlação negativa significativa entre a força de associação e os tamanhos total e significativo do conjunto.

Conclusão

Normas de associação semântica de 96 palavras do português brasileiro foram coletadas conforme proposto e resultaram em palavras associadas semanticamente para cada alvo nas categorias de verbo e substantivo, as quais foram utilizadas em um teste de reconhecimento de fala com frases considerando a previsibilidade da palavra.

Descritores:
Linguística; Linguagem; Cognição; Testes de Discriminação de Fala

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br