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Aquisição fonológica e lexical inicial e suas inter-relações

OBJETIVO:

Verificar possíveis inter-relações entre o desenvolvimento fonológico e lexical de crianças com idades entre 1 ano e 1 ano, 11 meses e 29 dias, matriculadas em escolas de educação infantil da rede pública municipal de Santa Maria (RS).

MÉTODOS:

A amostra foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com desenvolvimento típico de linguagem e idades entre 1 ano e 1 ano, 11 meses e 29 dias, divididas em três subgrupos etários. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito e, após, realizou-se análise lexical quanto aos tipos dos itens lexicais produzidos e avaliação fonológica. Foram contabilizados o número de sons adquiridos e parcialmente adquiridos conjuntamente e considerados os 19 fonemas e os dois alofones do Português Brasileiro. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis e Wilcoxon, com nível de significância p<0,05.

RESULTADOS:

Quando comparadas as médias referentes aos fonemas adquiridos e média dos percentuais dos fonemas adquiridos e parcialmente adquiridos, houve diferença entre a primeira subfaixa e a segunda, e entre a primeira e a terceira subfaixa. Na comparação das médias dos itens lexicais produzidos entre as subfaixas etárias, pode-se observar novamente diferença entre a primeira subfaixa e a segunda, e entre a primeira e a terceira subfaixa. Na comparação entre o percentual de itens lexicais produzidos e fonemas adquiridos e parcialmente adquiridos em cada faixa etária, houve diferença apenas na subfaixa etária de 1 ano e 8 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, em que os fonemas se sobressaíram.

CONCLUSÃO:

Os domínios fonológico e lexical desenvolvem-se como um crescente e influenciam-se mutuamente, com pequena vantagem da fonologia.

Fonoaudiologia; Lactente; Desenvolvimento da Linguagem; Fala; Vocabulário


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