RESUMO
Objetivo:
Caracterizar marcadores sintáticos na expressão oral de escolares disléxicos em tarefa de reconto oral da leitura de textos.
Métodos:
Avaliou-se 32 escolares que compuseram dois grupos: Grupo Dislexia (GD) - 16 com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento, Grupo Controle (GC) - 16 sem queixas de leitura, pareados ao GD por idade, gênero e escolaridade. Todos leram um texto narrativo e um expositivo e os recontaram oralmente. Os recontos foram gravados, transcritos e analisados por meio doCoh-Metrix-Port. Analisou-se, estatisticamente, o desempenho por meio dos índices de produtividade, de diversidade lexical, de complexidade e de competências gramaticais.
Resultados:
GD mostrou menor média de sentenças corretas em recontos narrativos e expositivos, menor número de palavras por sentença e incidência de palavras de conteúdo para o expositivo.
Conclusão:
Escolares disléxicos apresentaram menor competência gramatical ao recontarem textos narrativos e expositivos. Menos palavras por sentença e menor incidência de palavras de conteúdo também caracterizaram o reconto de textos expositivos na dislexia, possível efeito da maior demanda cognitiva imposta pelo tipo de texto à compreensão leitora.
Descritores:
Avaliação; Leitura; Aprendizagem; Dislexia