Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de normatização da posturografia computadorizada Horus® em adultos

RESUMO

Objetivo:

Propor um modelo de normatização de uma plataforma de posturografia em adultos sem alterações do equilíbrio corporal, através da análise descritiva por faixa etária e sexo.

Método:

Estudo observacional transversal. Adultos sem alterações do equilíbrio corporal e sem queixas vestibulares foram submetidos a seis condições sensoriais na plataforma de posturografia Horus®. Foram analisadas as variáveis: área do limite de estabilidade e área de elipse de confiança, comprimento da trajetória e velocidade média para cada condição testada. As variáveis foram analisadas por faixa etária e sexo. Sobre as condições foram calculados o escore de equilíbrio, teste de integração sensorial e índice de equilíbrio.

Resultados:

Foram avaliados 61 sujeitos, 38 (62,3%) do sexo feminino e 23 (37,7%) do sexo masculino; 40 (65,57%) na faixa etária de 20 a 40 anos e 21 (34,43%) entre 41 a 59 anos. Foram descritas a área do limite de estabilidade e as variáveis do Centro de Pressão para seis condições sensoriais testadas - área da elipse de confiança, comprimento da trajetória, velocidade média total e razão da elipse de confiança pela área do limite de estabilidade. Houve diferença estatisticamente significante na comparação da área do limite de estabilidade entre sexos e entre faixas etárias, sendo o valor maior no sexo masculino e em pacientes mais jovens. Quanto à análise das variáveis por condição, não houve diferença de resultados entre os sexos e faixas etárias.

Conclusão:

Sujeitos de sexos e faixas etárias distintas devem ser considerados separadamente somente na análise do limite de estabilidade.

Palavras-chave:
Tontura; Equilíbrio Postural; Testes de Função Vestibular; Postura; Vertigem

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br