RESUMO
Objetivo
Analisar a correlação entre satisfação de profissionais da Rede de Atenção à Saúde Auditiva de duas microrregiões de Minas Gerais com perfil sociodemográfico, processo de trabalho e atuação no serviço de saúde.
Método
Estudo observacional analítico do tipo transversal, com amostra não probabilística composta por 34 profissionais vinculados aos Serviços de Atenção à Saúde Auditiva de duas microrregiões de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais no município de atuação do profissional. Foram realizadas associações entre a variável resposta Satisfação do Profissional com as variáveis explicativas Dados sociodemográficos, Rotina de trabalho e Ações desenvolvidas.
Resultados
Profissionais com pós-graduação estavam mais satisfeitos com política de Recursos Humanos e atividades desenvolvidas e os concursados com política salarial e agenda. Já a análise de correlação entre processo de trabalho e satisfação revelou correlação positiva de magnitude moderada entre os itens Ações de promoção de saúde e Satisfação com equipamentos de diagnóstico e Satisfação com manutenção de equipamentos.
Conclusão
O presente estudo evidenciou maior nível de satisfação entre os profissionais com pós-graduação (política de recursos humanos e atividades desenvolvidas) e concursados (política salarial e agenda). Destaca-se a importância do estudo, devido ao papel fundamental que o profissional de saúde desempenha dentro da Rede. Além disso, o estudo do grau de satisfação pode proporcionar busca por melhorias, uma vez que o profissional satisfeito não só melhora a qualidade do serviço, como também apresenta maior criatividade, comprometimento e rendimento.
Descritores:
Audição; Satisfação no Emprego; Sistema Único de Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde; Fonoaudiologia