Acessibilidade / Reportar erro

Orofacial functions and forces in male and female healthy young and adults

RESUMO

Objetivo:

determinar valores de referência da condição miofuncional orofacial e forças orofaciais em adultos jovens saudáveis.

Método:

foram selecionados 50 jovens e adultos de um total de 316 voluntários. Os participantes foram avaliados pelo protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores (AMIOFE) para a investigação da condição miofuncional orofacial. As forças de mordida, bochechas, língua (regiões anterior e posterior) e lábios foram avaliadas por um dinamômetro eletrônico e os valores foram registrados em Newtons. Os valores de força foram obtidos pela média de três medidas repetidas. O erro técnico do método foi calculado para todas as variáveis.

Resultado:

Não houve diferenças na condição miofuncional orofacial entre homens e mulheres. Homens apresentaram maiores valores de forças orofaciais em relação às mulheres.

Conclusões:

Os valores normais da condição miofuncional orofacial e das forças orofaciais foram determinados em homens e mulheres brasileiros saudáveis e adultos. Os valores obtidos neste estudo de brasileiros saudáveis podem auxiliar no diagnóstico de alterações na função motora orofacial e contribuir para o seu manejo terapêutico.

Palavras-chave:
Força de mordida; Sistema estomatognático; Avaliação de força; Língua; Bochechas; Lábios

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br