Acessibilidade / Reportar erro

Perda auditiva unilateral: benefício da amplificação na ordenação e resolução temporal e na localização sonora

RESUMO

Objetivo

Verificar as habilidades auditivas de ordenação temporal, resolução temporal e localização sonora, antes e após a adaptação do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) em indivíduos com perda auditiva unilateral (PAUn).

Método

Foram avaliados 22 indivíduos, com idades de 18 a 60 anos, com diagnóstico de PAUn sensorioneural ou mista, de graus leve a severo. O estudo foi dividido em duas etapas: a pré- e a pós-adaptação do AASI. Em ambas as etapas, os indivíduos realizaram anamnese, bem como a aplicação do Questionário de Habilidade Auditiva da Localização da Fonte Sonora (QHALFS), avaliação simplificada do processamento auditivo (ASPA) e Random Gap Detection Test (RGDT).

Resultados

O presente estudo encontrou diferenças estatisticamente significantes nas avaliações de localização sonora e memória para sons verbais em sequência, no RGDT e no QHALFS.

Conclusão

Com o uso efetivo do AASI, indivíduos com PAUn apresentaram melhora nas habilidades auditivas de localização sonora, ordenação e resolução temporal.

Descritores
Auxiliares de Audição; Perda Auditiva Unilateral; Adulto; Localização; Habilidades

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br