Acessibilidade / Reportar erro

Clima de grupo na terapia vocal de pacientes com Doença de Parkinson

RESUMO

Objetivo

Verificar impacto de estratégias de coaching e de dinâmica dos grupos na voz, fala, comunicação e clima do grupo de pacientes com DP.

Método

Participaram 16 indivíduos com disartria leve a moderada por DP, divididos em: GC (8 pacientes), terapia tradicional (12 sessões mais 4 de reforço), e GE (8 pacientes), terapia tradicional (12 sessões) acrescida de 4 sessões de estratégias de coaching de dinâmica dos grupos. Foi aplicado questionário Vivendo com Disartria - VcD, além de autoavaliação da voz, fala e comunicação e análise perceptivo-auditiva da voz, nos momentos: pré-terapia, pós-terapia tradicional (pós 1) e pós-reforço/estratégias de coaching (pós 2); no pós 1 e 2 foi aplicado o Questionário Clima de Grupo - QCG.

Resultados

GC e GE apresentaram melhores escores do VcD, comparando pré com pós 1 e pós 2. A autoavaliação da voz foi melhor no GE, comparando pré com pós 2 e pós 1 com pós 2, de regular para muito boa; ambos apresentaram melhora na autoavaliação da comunicação. A análise perceptivo-auditiva foi diferente entre os grupos no pós 1, com vozes melhores no GE. Sem diferença em QCG; contudo, GE apresentou menor evitação no pós 2.

Conclusão

Pacientes apresentaram melhor autoavaliação da voz, fala e comunicação nas duas modalidades de terapia; GE mostrou redução na evitação, tornando o ambiente mais colaborativo e propício para a terapia fonoaudiológica.

Descritores
Doença de Parkinson; Autoavaliação; Voz; Comunicação; Fonoterapia; Estrutura de Grupo

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br