Acessibilidade / Reportar erro

Análise da percepção da fala com uso de dispositivos de amplificação em indivíduos com malformação de orelha e perda auditiva unilateral

RESUMO

Objetivo:

Verificar a percepção da fala de indivíduos com malformação de orelha e perda auditiva unilateral utilizando dois tipos de amplificação: amplificação sonora individual (AASI) convencional e softband (faixa com vibrador ósseo).

Método:

Foram selecionados 15 indivíduos, de ambos os sexos, com malformação congênita de orelha externa e/ou orelha média, diagnóstico de perda auditiva unilateral do tipo condutiva ou mista de grau moderado a severo, idade entre 15 e 25 anos, e encaminhamento para amplificação realizado pelo médico otorrinolaringologista. Após a adaptação com AASI e softband, foi realizada avaliação da percepção da fala sem uso da amplificação, com AASI acoplado ao arco e vibrador ósseo (convencional) e com uso do softband (faixa com vibrador). Os indivíduos foram avaliados por meio do Hearing in Noise Test (HINT) nas condições de silêncio e de ruído.

Resultados:

Foram avaliados sete indivíduos com malformação de orelha unilateral, sendo 57,1% na orelha direita e 42,9% na orelha esquerda. Quanto ao tipo e grau da perda, 71, 4% da amostra possuía perda auditiva condutiva moderada. No teste de percepção de fala na condição de silêncio, ruído frontal e ruído lateral, em três situações: sem amplificação, com o uso do AASI convencional e com o uso do softband, os resultados com uso de dispositivos de amplificação apresentaram-se melhores em todas as condições.

Conclusão:

Os indivíduos apresentaram melhora sutil, porém não significativa, na percepção de fala tanto em situações de silêncio, ruído frontal e lateral independentemente do tipo de amplificação.

Descritores:
Auxiliares de audição; Anormalidades congênitas; Condução óssea; Percepção da fala; Perda auditiva unilateral

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br