Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo para crianças em idade escolar

RESUMO

Objetivo

O estudo teve como objetivos o desenvolvimento e validação de conteúdo de um Programa de Intervenção em Processamento Auditivo, destinado a crianças em idade escolar, com perturbação do processamento auditivo, falantes do português europeu.

Método

A primeira etapa consistiu no desenvolvimento do programa e respetivo manual de instruções, que inclui objetivos, atividades, procedimentos, materiais, reforços, instruções e estímulos verbais utilizados, para as competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo; separação binaural, integração binaural e fusão binaural; a segunda etapa consistiu na validação de conteúdo, por dois painéis de peritos que analisaram o programa, através de um questionário. A validade de conteúdo foi calculada usando o índice de validade de conteúdo.

Resultados

A avaliação do programa revela uma excelente validade de conteúdo. Alguns itens foram modificados depois da análise dos comentários e sugestões dos peritos (ex: instruções, desníveis de intensidade, personagem principal).

Conclusão

O estudo permitiu o desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em processamento auditivo, com estímulos verbais, selecionados de acordo com critérios linguísticos rigorosos. Futuramente, está prevista a realização de estudos de aceitabilidade e eficácia do programa junto da população alvo.

Descritores
Processamento Auditivo; Reabilitação; Criança; Portugal; Escolaridade

ABSTRACT

Purpose

The study aimed at the development and content validation of an Auditory Processing Intervention Program for school-aged European Portuguese speaking children with Auditory Processing Disorder.

Methods

The first step was the program’s development and its instructions manual, which includes objectives, activities, procedures, materials, reinforcement, instructions, and verbal stimuli used, for the following auditory skills: auditory discrimination, auditory attention; auditory memory; auditory closure; figure-ground; auditory separation; auditory integration; binaural fusion; content validation was performed next, with two expert panels analyzing the program, through the use of a questionnaire. Content validity was calculated using the content validity index.

Results

Program evaluation shows an excellent content validity. Some items were modified after analyzing the experts’ comments and suggestions (e.g. instructions, intensity differences, main character).

Conclusion

This work allowed the development and content validation of an auditory processing intervention program, with verbal stimuli, selected according to strict linguistic criteria. In the future, the acceptability and efficacy of this program with the target population should be analyzed.

Keywords
Auditory Processing; Rehabilitation; Child; Portugal; Educational Status

INTRODUÇÃO

A Perturbação do Processamento Auditivo (PPA) é atualmente definida como um défice na capacidade do sistema auditivo central para usar as informações enviadas pelo sistema auditivo periférico(11 Chermak GD, Bamiou DE, Iliadou V, Musiek FE. Practical guidelines to minimise language and cognitive confounds in the diagnosis of CAPD: a brief tutorial. Int J Audiol. 2017;56(7):499-506. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017.1284351. PMid:28635503.
http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017....
,22 ASHA: American Speech and Hearing Association. (Central) auditory processing disorders [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2005 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: http://www.asha.org/ members/deskref-journals/deskref/default
http://www.asha.org/ ...
). Traduz-se por uma dificuldade numa ou mais competências auditivas e culmina num défice do processamento da informação auditiva, mesmo com a audição periférica preservada(11 Chermak GD, Bamiou DE, Iliadou V, Musiek FE. Practical guidelines to minimise language and cognitive confounds in the diagnosis of CAPD: a brief tutorial. Int J Audiol. 2017;56(7):499-506. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017.1284351. PMid:28635503.
http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017....

2 ASHA: American Speech and Hearing Association. (Central) auditory processing disorders [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2005 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: http://www.asha.org/ members/deskref-journals/deskref/default
http://www.asha.org/ ...

3 Bellis TJ, Anzalone AM. Intervention Approaches for Individuals With (Central) Auditory Processing Disorder. Contemp Issues Commun Sci Disord. 2008;35:143-53. http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143.
http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143...
-44 Ferre JM. Central auditory processing and the common core [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2014 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.asha.org/Articles/Central-Auditory-Processing-and-the-Common-Core/
https://www.asha.org/Articles/Central-Au...
). As competências auditivas que integram o Processamento Auditivo (PA) são: a localização e lateralização sonora, a discriminação auditiva, o reconhecimento de padrões auditivos, o processamento auditivo temporal (resolução, mascaramento, integração e ordenação temporais), o desempenho auditivo com sinais acústicos competitivos (figura-fundo), o desempenho auditivo na presença de sinais acústicos degradados (fechamento) e o processamento binaural (escuta dicótica – separação binaural e integração binaural –, interação binaural e integração inter-hemisférica)(55 ASHA: American Speech and Hearing Association. Central auditory processing: current status of research and implications for clinical practice. Am J Audiol. 1996;5(2):41-52. http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0502.41.
http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0502...
).

A PPA apresenta etiologia multifatorial, podendo ser resultado de uma anomalia neuroanatómica, de um atraso na maturação do sistema nervoso central ou da exposição a fatores exógenos (ex: tabaco, álcool) durante períodos críticos do desenvolvimento cerebral(66 Wilson WJ. On the definition of APD and the need for a conceptual model of terminology. Int J Audiol. 2019;58(8):516-23. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019.1600057. PMid:30987485.
http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019....
,77 Keith W, Purdy SC, Baily M, Kay F. New Zealand guidelines on auditory processing disorder [Internet]. Auckland: New Zealand Audiological Society; 2019 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
https://www.audiology.org.nz/assets/Uplo...
).

Os indivíduos com PPA apresentam, geralmente, dificuldades na linguagem, na aprendizagem, na compreensão de instruções orais, sobretudo quando estas são apresentadas em velocidade de fala rápida, na discriminação de palavras com pares mínimos, na identificação das vozes das pessoas, na localização dos sons e nas competências musicais ou de canto(77 Keith W, Purdy SC, Baily M, Kay F. New Zealand guidelines on auditory processing disorder [Internet]. Auckland: New Zealand Audiological Society; 2019 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
https://www.audiology.org.nz/assets/Uplo...

8 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...

9 Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225. PMid:26418044.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...

10 Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5.
http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-626...

11 SAC: Speech-Language & Audiology Canada. Canadian guidelines on auditory processing disorder in children and adults: assessment and intervention [Internet]. 2012 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
https://www.sac-oac.ca/professional-reso...
-1212 BSA: British Society of Audiology. Position statement and practice guidance Auditory Processing Disorder (APD) [Internet]. Bathgate: British Society of Audiology; 2018 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.thebsa.org.uk/resources/position-statement-practice-guidance-auditory-processing-disorder-apd/
https://www.thebsa.org.uk/resources/posi...
). A PPA pode prejudicar também o desempenho social das crianças, restringindo, por exemplo a atividade e participação na sala de aula(1111 SAC: Speech-Language & Audiology Canada. Canadian guidelines on auditory processing disorder in children and adults: assessment and intervention [Internet]. 2012 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
https://www.sac-oac.ca/professional-reso...
).

Estima-se que a PPA afete cerca de 2% a 5% da população em idade escolar(1313 Chermak GD, Musiek FE. Central auditory processing disorders: New perspectives. San Diego, CA: Singular Publishing; 1997.). Contudo, atinge cerca de 30% a 50% das crianças com dificuldades de aprendizagem(1414 Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. Comorbidity of Auditory Processing, Language, and Reading Disorders. J Speech Lang Hear Res. 2009;52(3):706-22. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2008/07-0226). PMid:19064904.
http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2008...
), bem como cerca de 52% das crianças com dislexia e/ou perturbação do desenvolvimento da linguagem(1515 Heine C, O’Halloran R. Central Auditory Processing Disorder: a systematic search and evaluation of clinical practice guidelines. J Eval Clin Pract. 2015;21(6):988-94. http://dx.doi.org/10.1111/jep.12494. PMid:26687837.
http://dx.doi.org/10.1111/jep.12494...
).

A intervenção na PPA inclui abordagens bottom-up (melhoria do sinal acústico e treino auditivo) e top-down (estratégias cognitivas, linguísticas e metacognitivas) e deve ser planeada no seio de uma equipa multidisciplinar que integre terapeutas da fala (TFs) e audiologistas, podendo também incluir psicólogos, professores e terapeutas ocupacionais(66 Wilson WJ. On the definition of APD and the need for a conceptual model of terminology. Int J Audiol. 2019;58(8):516-23. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019.1600057. PMid:30987485.
http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019....
,1010 Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5.
http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-626...
). Esta intervenção deve ser implementada o mais precocemente possível, deve incluir treino intensivo e deve estar de acordo com o diagnóstico previamente realizado, de modo a explorar a plasticidade neuronal que caracteriza o sistema nervoso auditivo(22 ASHA: American Speech and Hearing Association. (Central) auditory processing disorders [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2005 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: http://www.asha.org/ members/deskref-journals/deskref/default
http://www.asha.org/ ...
,33 Bellis TJ, Anzalone AM. Intervention Approaches for Individuals With (Central) Auditory Processing Disorder. Contemp Issues Commun Sci Disord. 2008;35:143-53. http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143.
http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143...
,88 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...
).

A intervenção pode passar por modificações ambientais, estratégias compensatórias (treino de competências cognitivo-linguísticas) ou remediação direta (22 ASHA: American Speech and Hearing Association. (Central) auditory processing disorders [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2005 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: http://www.asha.org/ members/deskref-journals/deskref/default
http://www.asha.org/ ...
,33 Bellis TJ, Anzalone AM. Intervention Approaches for Individuals With (Central) Auditory Processing Disorder. Contemp Issues Commun Sci Disord. 2008;35:143-53. http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143.
http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143...
,1010 Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5.
http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-626...
,1616 Iliadou VV, Ptok M, Grech H, Pedersen ER, Brechmann A, Deggouj N, et al. A European perspective on auditory processing disorder-current knowledge and future research focus. Front Neurol. 2017;8:622. http://dx.doi.org/10.3389/fneur.2017.00622. PMid:29209272.
http://dx.doi.org/10.3389/fneur.2017.006...
). As modificações ambientais e as estratégias compensatórias visam a diminuição do impacto da PPA no dia-a-dia dos indivíduos e a remediação direta (treino auditivo) visa a redução do défice no PA(44 Ferre JM. Central auditory processing and the common core [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2014 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.asha.org/Articles/Central-Auditory-Processing-and-the-Common-Core/
https://www.asha.org/Articles/Central-Au...
).

Os programas de treino auditivo incluem atividades focadas nas competências identificadas como deficitárias(99 Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225. PMid:26418044.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
,1717 Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458...
). Estas atividades devem incluir tarefas variadas; estímulos com níveis de intensidade confortáveis; devem ser apresentadas sistematicamente e em graus de dificuldade crescente, de modo a promover a mudança e a motivação, com feedback e reforço positivo; devem atender às diferenças entre ouvidos (esquerdo e direito), avançando somente quando se obtém um desempenho adequado para os dois ouvidos e devem promover a prática intensiva, se possível diária, durante o tempo estabelecido para a intervenção(88 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...
,99 Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225. PMid:26418044.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
).

A duração do treino auditivo não está bem estabelecida na literatura, porém é comum a indicação de que o mesmo deverá ocorrer durante vinte a trinta minutos, entre três a quatro vezes por semana, durante pelo menos seis semanas, variando consoante o número de competências alteradas(1717 Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458...
). No que respeita à dificuldade do treino auditivo, um desempenho abaixo dos 30% indica que a tarefa é demasiado exigente. Por outro lado, para que o paciente possa avançar no treino auditivo, a taxa de acerto deverá situar-se entre os 70% e os 80%(33 Bellis TJ, Anzalone AM. Intervention Approaches for Individuals With (Central) Auditory Processing Disorder. Contemp Issues Commun Sci Disord. 2008;35:143-53. http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143.
http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143...
,1717 Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458...
,1818 Nunes CL. Processamento Auditivo - conhecer, avaliar e intervir. 1a Edição. Lisboa: Papa-Letras; 2015.).

O treino auditivo tem-se mostrado eficaz na reabilitação das competências auditivas, melhorando a perceção de sinais acústicos mais complexos, como por exemplo, a fala(1010 Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5.
http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-626...
,1717 Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458...
,1919 Brasil PD, Schochat E. Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar. CoDAS. 2018;30(5):e20170227. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017227. PMid:30184006.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/2018...
,2020 Melo Â, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico. Audiol Commun Res. 2016;21:21. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
). Para além disso, quando inclui atividades direcionadas para as competências de processamento temporal, também melhora o desempenho das crianças ao nível da leitura(2121 Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano S, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003.
http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014...
).

Nos últimos anos, têm sido desenvolvidos vários programas de intervenção que contemplam sons verbais e não-verbais e estimulam diferentes competências auditivas, combinadas com algumas tarefas de linguagem e memória (ex.: Afinando o Cérebro, Escuta Ativa, LiSN&Learn, Fast ForWord)(2020 Melo Â, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico. Audiol Commun Res. 2016;21:21. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
,2222 Donadon C, Sanfins MD, Borges LR, Colella-Santos MF. Auditory training: effects on auditory abilities in children with history of otitis media. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2019;118:177-80. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.01.002. PMid:30639988.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019....

23 Cameron S, Dillon H. Development and Evaluation of the LiSN & Learn Auditory Training Software for Deficit-Specific Remediation of Binaural Processing Deficits in Children: preliminary Findings. J Am Acad Audiol. 2011;22(10):678-96. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6. PMid:22212767.
http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6...
-2424 Veale TK. Targeting Temporal Processing Deficits Through Fast ForWord®: Language Therapy With a New Twist. Lang Speech Hear Serv Sch. 1999;30(4):353-62. http://dx.doi.org/10.1044/0161-1461.3004.353. PMid:27764344.
http://dx.doi.org/10.1044/0161-1461.3004...
).

Muitos destes programas, adaptados para tablets e smartphones (CBAT – computer-based auditory training)(1212 BSA: British Society of Audiology. Position statement and practice guidance Auditory Processing Disorder (APD) [Internet]. Bathgate: British Society of Audiology; 2018 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.thebsa.org.uk/resources/position-statement-practice-guidance-auditory-processing-disorder-apd/
https://www.thebsa.org.uk/resources/posi...
), apresentam um formato estético agradável, com estimulação multissensorial, feedback, reforço positivo e oportunidade para treino intensivo e adaptativo, tornando-se assim numa ferramenta eficaz, sobretudo para a população pediátrica que apresenta dificuldades de linguagem, de aprendizagem e de leitura concomitantes com as alterações no PA(88 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...
).

No entanto, para o Português Europeu (PE) não se conhece nenhum programa de intervenção em PPA validado e cuja eficácia tenha sido aferida. Ainda que, no caso dos sons não verbais, seja possível recorrer aos programas disponíveis noutras línguas, no que respeita aos sons verbais, estes programas não são diretamente utilizáveis pela população cuja língua materna é o PE, uma vez que o treino auditivo deverá ocorrer na língua do paciente(88 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...
).

Tendo em conta a escassez de programas estruturados e validados para intervenção com crianças com PPA, o que condiciona a prática baseada na evidência por parte dos TFs, este estudo teve como propósito o desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em PA para crianças em idade escolar (dos seis aos dez anos), falantes do PE, que incluísse atividades para estimular as competências auditivas mais dependentes dos estímulos verbais.

MÉTODO

O estudo desenvolvido é exploratório, transversal e descritivo com uma abordagem quantitativa, sendo a validação de conteúdo realizada através de um Painel de Peritos (PP)(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
). Dado que o estudo não envolve diretamente a participação de seres humanos, não se considerou necessário proceder a qualquer pedido de parecer à comissão de ética, nem houve lugar a um termo de consentimento livre e esclarecido.

Desenvolvimento do Programa de Intervenção em Processamento Auditivo

Este programa de intervenção visa estimular as competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, fechamento, figura-fundo, separação binaural, integração binaural e fusão binaural. O PIPA inclui atividades lúdicas, com cenários motivadores e um sistema de recompensas. As atividades estão hierarquizadas em função do grau de dificuldade e cumprem objetivos específicos para a estimulação e treino de cada uma das competências auditivas selecionadas.

Os estímulos verbais incluídos em cada uma das atividades foram selecionados cuidadosamente, tendo por base critérios linguísticos rigorosos, nomeadamente extensão e estrutura silábica da palavra. Desta forma, para cada uma das atividades do PIPA, os estímulos contemplam palavras monossilábicas, dissilábicas, trissilábicas e polissilábicas numa percentagem próxima da frequência do PE(2626 Magimairaj BM, Nagaraj NK. Working memory and auditory processing in school-age children. Lang Speech Hear Serv Sch. 2018;49(3):409-23. http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-0099. PMid:29978209.
http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-...
). Quanto à estrutura silábica, selecionaram-se estímulos com todos os formatos silábicos possíveis no PE, respeitando a sua frequência de ocorrência(2727 Vigário M, Martins F, Frota S. A ferramenta FreP e a frequência de tipos silábicos e classes de segmentos no Português. In: Oliveira F, Barbosa J, editores. Textos selecionados do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [Internet]. Lisboa: APL; 2006. p. 675-87 [citado em 2019 Abr 21]. Disponível em: http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef/APL2006VigarioMartinsFrota.pdf
http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef...
,2828 Ramalho M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu [tese]. Évora: Universidade de Évora; 2017 [citado em 2019 Abr 19]. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23564/3/Doutoramento - Linguística Ana Margarida Monteiro Cortes Ramalho - Aquisição fonológica na criança....pdf
http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23...
). Apenas nos casos em que os estímulos dizem respeito a campos semânticos específicos, não foi possível atender a estes critérios linguísticos.

Cada secção está organizada por níveis, por ordem crescente de dificuldade, sendo que todas as atividades devem ser realizadas individualmente, com acompanhamento de um TF. Tanto a criança como o TF devem usar auscultadores, não sendo necessária uma cabine acústica. Em cada jogo/tarefa são apresentados cerca de 10 a 15 estímulos consecutivos e, se a criança atingir 75% de acertos, pode avançar de nível.

Em alguns jogos, o TF poderá manipular as condições, tais como desníveis de intensidade dos estímulos, relação sinal-ruído, desnível temporal de apresentação dos estímulos em escuta dicótica e seleção do ouvido de apresentação dos estímulos (ouvido direito vs. ouvido esquerdo). Poderá ainda monitorizar o desempenho/progresso da criança.

O PIPA inclui também um manual, que contempla os objetivos do programa e as respetivas tarefas, o enquadramento, a descrição/procedimentos das tarefas, as instruções, o feedback/recompensa fornecidos, os materiais utilizados e os estímulos envolvidos. Apesar do programa incluir atividades de estimulação de várias competências auditivas, cada criança apenas visitará os espaços que o TF definir, de acordo com o plano de intervenção traçado, implicando obrigatoriamente uma avaliação realizada previamente por um audiologista(11 Chermak GD, Bamiou DE, Iliadou V, Musiek FE. Practical guidelines to minimise language and cognitive confounds in the diagnosis of CAPD: a brief tutorial. Int J Audiol. 2017;56(7):499-506. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017.1284351. PMid:28635503.
http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017....
,44 Ferre JM. Central auditory processing and the common core [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2014 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.asha.org/Articles/Central-Auditory-Processing-and-the-Common-Core/
https://www.asha.org/Articles/Central-Au...
,2626 Magimairaj BM, Nagaraj NK. Working memory and auditory processing in school-age children. Lang Speech Hear Serv Sch. 2018;49(3):409-23. http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-0099. PMid:29978209.
http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-...
). O TF tem a possibilidade de escolher se quer iniciar com os estímulos no ouvido direito ou no ouvido esquerdo, sendo que a criança terá sempre que realizar as tarefas nos dois ouvidos para poder passar de nível.

O enquadramento do PIPA consiste numa menina que visita um jardim zoológico, com vários espaços/habitats onde pode conquistar os animais que lá se encontram. Para tal, terá de executar as tarefas que estimulam as diferentes competências auditivas (baía dos golfinhos – discriminação auditiva; alimentação dos pelicanos – atenção auditiva; selva encantada – memória auditiva; céu colorido – separação binaural; esconderijo dos rastejantes – integração binaural; a quinta do tio Manel – fusão binaural; parque pré-histórico – fechamento; floresta mágica – figura-fundo). Cada secção do PIPA tem como objetivo o treino de uma competência auditiva principal, sendo que, naturalmente, haverá outras competências estimuladas(2626 Magimairaj BM, Nagaraj NK. Working memory and auditory processing in school-age children. Lang Speech Hear Serv Sch. 2018;49(3):409-23. http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-0099. PMid:29978209.
http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-...
). A Figura 1 apresenta um esquema do programa.

Figura 1
Competências estimuladas em cada espaço do jardim zoológico do PIPA

Na Tabela 1, encontram-se descritos os espaços contemplados no PIPA, bem como as competências estimuladas, o número de níveis, as atividades, o tipo de estímulos verbais utilizados e o reforço que é dado à criança.

Tabela 1
Constituição do PIPA

Validação de conteúdo

A validação do PIPA foi realizada através da validação de conteúdo, que verifica se o instrumento corresponde exatamente ao que se propõe, implicando a conceção do mesmo de acordo com uma análise conceptual cuidada e a análise e avaliação da relevância desse conteúdo por um grupo de especialistas(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
).

Uma das formas de aferir a validade de conteúdo é através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC)(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
). Este método usa uma escala ordinal com quatro pontos, sendo o item mais baixo “discordo totalmente/não relevante” e o item mais alto “concordo totalmente/altamente relevante”(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
). O IVC é determinado pelo cálculo do número de itens cotados com 3 ou 4 a dividir pelo número total de itens(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
). Utilizou-se o valor de 0,78 como referência para assumir a existência de validade de conteúdo(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
).

Para validar o conteúdo do PIPA, relativamente à sua abrangência, clareza, adequação e pertinência dos conteúdos, constituíram-se dois painéis de peritos, com base nos critérios definidos na literatura(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
), designadamente, experiência clínica na área do PA (mínimo 5 anos) e conhecimento teórico na área de estudo. A seleção de dois painéis de peritos diferentes deve-se ao facto de se ter considerado pouco viável o mesmo PP avaliar um tão vasto conjunto de tarefas, associadas a um grande número de estímulos diferentes.

Os peritos foram selecionados de acordo com o método de amostragem não probabilístico por conveniência. O primeiro painel foi constituído por cinco peritos que analisaram as tarefas e o manual das competências auditivas de discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva e fechamento e o segundo painel por seis peritos que analisaram as competências de separação binaural, integração binaural, fusão binaural e figura-fundo.

Depois de um primeiro contacto por correio eletrónico, solicitando a colaboração dos peritos no estudo, foi enviado o manual do PIPA. Os peritos foram convidados a preencher um questionário dividido em duas partes: caracterização sociodemográfica e análise do conteúdo do PIPA (catorze afirmações, pontuadas de um a quatro)(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
,2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
). Com este questionário pretendeu-se atestar o cumprimento dos critérios de inclusão para integrar o PP e também avaliar a opinião dos especialistas relativamente aos seguintes itens: utilidade do programa, adequação à prática clínica e ao público-alvo, competências auditivas selecionadas, instruções, enquadramento, recompensas, tarefas, estímulos (quantidade e seleção) e organização.

Resultados

A caracterização sociodemográfica dos peritos que analisaram o PIPA está descrita na Tabela 2.

Tabela 2
Constituição do PP

Todos os peritos cumpriram os critérios pré-definidos de experiência clínica e de conhecimento específico na área do PA, destacando-se o facto de cinco dos onze peritos já terem ministrado formação em PA. Um dos peritos (Sujeito 3 – PP 1), à data do estudo, exercia funções de docência, mas conta também com experiência prévia ao nível da intervenção em indivíduos com PPA.

O IVC global obtido com a validação do PIPA é de 0,95. Os resultados quantitativos obtidos para o PP 1 e o PP 2 são apresentados na Tabela 3 e Tabela 4, respetivamente.

Tabela 3
Concordância obtida entre os elementos que integram o PP1, em relação ao PIPA
Tabela 4
Concordância obtida entre os elementos que integram o PP2, em relação ao PIPA

Apesar de não ter sido necessária a completa reformulação de qualquer item, já que foi validado o conteúdo de todos os itens, foram realizadas algumas modificações ao PIPA, para atender às sugestões dos especialistas, registadas no campo destinado às observações/sugestões.

Relativamente ao enquadramento do programa, por sugestão dos peritos, foi introduzida a possibilidade de a criança escolher o género (masculino/feminino) da personagem principal do PIPA.

Foram realizadas alterações nas instruções das tarefas dos espaços Céu colorido, Esconderijo dos rastejantes, A quinta do tio Manel e Floresta mágica, tendo em vista uma melhor compreensão das mesmas por parte do TF e da criança, tendo sido utilizadas frases mais curtas e fornecidos exemplos. Em todas as atividades, foram introduzidos itens de treino, por sugestão dos peritos, no sentido de facilitar a compreensão da tarefa.

Para além disso, alteraram-se três pares de estímulos na tarefa O salto do golfinho, do espaço Baía dos golfinhos, de forma a aumentar a percentagem de palavras dissilábicas com o fonema em posição medial de palavra. Aumentou-se o número de estímulos na tarefa O beijinho do cavalo marinho, no espaço Baía dos golfinhos, passando de cinco para dez pares de pseudopalavras, de acordo com a recomendação dos peritos. Ainda no que reporta aos estímulos, por sugestão dos peritos, foram alteradas algumas frases, nas atividades O voo da águia, do espaço Céu colorido (separação binaural), e Quantas cores tem o camaleão?, do espaço Esconderijo dos rastejantes (integração binaural) tendo em vista a uniformização da sua estrutura gramatical.

Foi ainda acolhida a sugestão de não inserir no mesmo grupo de estímulos frases com agramaticalidade semântica e frases com agramaticalidade sintática, na tarefa Quantas minhocas come a salamandra?, do espaço Esconderijo dos rastejantes (integração binaural), optando-se apenas pela utilização de frases com agramaticalidade semântica. Foi também revisto o léxico de algumas frases, que por estar associado a um dialeto particular, poderia não ser familiar para crianças de outros pontos geográficos.

Nas tarefas de separação binaural (Céu colorido) foi contemplada a introdução de um maior desnível de intensidade (20 dB, 15 dB, 10dB, 5dB e sem desnível) entre os estímulos que surgem no lado direito vs. esquerdo, assim como foi tida em conta a sugestão de introduzir a possibilidade de manipular o desnível de intensidade (20 dB, 15 dB, 10dB, 5dB e sem desnível) nas tarefas de figura-fundo (Floresta-mágica), para ser garantida a usabilidade do PIPA nos casos de crianças com maior severidade de perturbação e/ou com perda auditiva associada.

A tarefa de memória auditiva de cores (nível 1 – O corno do Rinoceronte, no espaço Selva Encantada) foi igualmente reformulada, atendendo a que um dos peritos chamou a atenção para a questão do daltonismo. Nestas situações, a tarefa poderá ser realizada com o apoio do TF, que poderá selecionar as cores, depois da criança indicar a sequência de cores que ouviu.

No caso do item 11 do PP1, não houve a necessidade de alteração, mesmo tendo apresentado um IVC de 0.6, uma vez que, aquando do preenchimento do questionário, alguns elementos do PP não compreenderam que se tratava de uma tarefa na qual era utilizado ruído branco e/ou distorção.

Estas alterações encontram-se sumariadas na Tabela 5.

Tabela 5
Modificações realizadas no PIPA, por sugestão dos peritos

Discussão

A seleção de dois painéis de peritos, um com cinco elementos e outro com seis, revelou-se adequada, já que se encontra dentro do intervalo de cinco a dez peritos mencionado na literatura(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
). O facto de os peritos terem experiência clínica e formação na área do PA demonstra que o avaliador está familiarizado com esta área, o que justifica, desde logo, a sua inclusão no PP.

O facto de os elementos de cada PP não conhecerem o PIPA no seu todo terá dificultado o trabalho de análise solicitado, apesar disso, cumpriram-se os requisitos de um estudo de validação de conteúdo, selecionando especialistas de várias zonas geográficas do território nacional continental que cumprem todos os critérios de inclusão(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
).

O IVC global obtido (0,95) corresponde a uma validade de conteúdo excelente, uma vez que é superior a 0,90(2525 Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006. PMid:21808894.
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011...
,2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
,3030 Nora CRD, Zoboli E, Vieira MM. Validação por peritos: importância na tradução e adaptação de instrumentos. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(3):e64851. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.64851.
https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.0...
). Contudo, foram realizadas alterações, uma vez que os peritos se encontravam de acordo em relação às sugestões(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
). Caso contrário, Polit & Beck(2929 Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147. PMid:16977646.
http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147...
) defendem que deverá ser novamente revista a literatura para melhorar o programa.

O desenvolvimento e validação de um programa de intervenção, particularmente no que reporta à área do PA, constitui um fator inovador para o PE. Neste âmbito, e dada a escassez de materiais, optou-se por criar um programa em que são utilizados estímulos verbais para o treino das diferentes competências auditivas(1010 Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5.
http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-626...
,1717 Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458. PMid:27587909.
http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458...
). Neste sentido, foi fundamental a seleção cuidada dos estímulos verbais que foram incluídos no PIPA, balanceados de acordo com os padrões de frequência do PE(2727 Vigário M, Martins F, Frota S. A ferramenta FreP e a frequência de tipos silábicos e classes de segmentos no Português. In: Oliveira F, Barbosa J, editores. Textos selecionados do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [Internet]. Lisboa: APL; 2006. p. 675-87 [citado em 2019 Abr 21]. Disponível em: http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef/APL2006VigarioMartinsFrota.pdf
http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef...
,2828 Ramalho M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu [tese]. Évora: Universidade de Évora; 2017 [citado em 2019 Abr 19]. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23564/3/Doutoramento - Linguística Ana Margarida Monteiro Cortes Ramalho - Aquisição fonológica na criança....pdf
http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23...
).

Para a elaboração do PIPA procurou realizar-se uma seleção cuidada de competências, objetivos, tarefas e estímulos, tendo sempre em vista a sua utilização em contexto clínico. Paralelamente, foi tido em consideração o facto de o programa ter como público-alvo crianças em idade escolar e, como tal, ser necessária a utilização de ferramentas lúdicas como forma de motivação e adesão às mesmas(88 AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
https://audiology-web.s3.amazonaws.com/m...
,99 Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225. PMid:26418044.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
).

A inclusão de um sistema de recompensas e de monitorização de acertos por parte da criança, para além de ter sido validada por unanimidade pelos peritos, constitui um fator fundamental na avaliação contínua da criança, na (re)definição de objetivos de intervenção e na manutenção de índices motivacionais para a tarefa, estando de acordo com o que é defendido na literatura para a intervenção em casos de PPA(99 Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225. PMid:26418044.
http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000...
,1818 Nunes CL. Processamento Auditivo - conhecer, avaliar e intervir. 1a Edição. Lisboa: Papa-Letras; 2015.). Para além disso, está em conformidade com alguns programas disponíveis internacionalmente, que mostram os progressos da criança nas atividades de treino auditivo(2020 Melo Â, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico. Audiol Commun Res. 2016;21:21. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683.
http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016...
,2222 Donadon C, Sanfins MD, Borges LR, Colella-Santos MF. Auditory training: effects on auditory abilities in children with history of otitis media. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2019;118:177-80. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.01.002. PMid:30639988.
http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019....
).

As competências auditivas desenvolvidas no PIPA (discriminação auditiva, atenção auditiva, memória auditiva, separação binaural, integração binaural, fusão binaural, fechamento e figura-fundo) permitem a compreensão de fala, uma vez que envolvem a discriminação, o reconhecimento, a atenção seletiva e sustentada dos sons e a capacidade de memorização dos mesmos(1111 SAC: Speech-Language & Audiology Canada. Canadian guidelines on auditory processing disorder in children and adults: assessment and intervention [Internet]. 2012 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
https://www.sac-oac.ca/professional-reso...
). Desta forma, e atendendo a que a PPA pode ter consequências negativas para o desempenho linguístico, social e académico dos indivíduos(77 Keith W, Purdy SC, Baily M, Kay F. New Zealand guidelines on auditory processing disorder [Internet]. Auckland: New Zealand Audiological Society; 2019 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
https://www.audiology.org.nz/assets/Uplo...
,1111 SAC: Speech-Language & Audiology Canada. Canadian guidelines on auditory processing disorder in children and adults: assessment and intervention [Internet]. 2012 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
https://www.sac-oac.ca/professional-reso...
), o PIPA poderá ter um impacto positivo nos seus utilizadores, no que concerne aos fatores pessoais que promovem a atividade e participação nos vários contextos.

Para além disso, a prática baseada na evidência na tomada de decisões é fundamental para elevar a qualidade da intervenção terapêutica(77 Keith W, Purdy SC, Baily M, Kay F. New Zealand guidelines on auditory processing disorder [Internet]. Auckland: New Zealand Audiological Society; 2019 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
https://www.audiology.org.nz/assets/Uplo...
). O PIPA abre assim caminho para outros estudos no âmbito da intervenção na PPA em crianças cuja língua materna é o PE, contribuindo para melhoria da prática clínica dos TFs nesta área. Como trabalho futuro, estão previstos estudos de aceitabilidade e eficácia do PIPA, junto de crianças com e sem PPA.

CONCLUSÃO

Este trabalho permitiu o desenvolvimento e validação do PIPA, cumprindo com as etapas definidas na literatura para a criação de novos instrumentos. Trata-se de um instrumento inovador para o PE, com um IVC excelente, cuja análise da sua aceitabilidade e eficácia está prevista, como trabalho futuro.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos peritos que participaram na validação do conteúdo do Programa de Intervenção em Processamento Auditivo.

  • Trabalho realizado no Mestrado em Terapia da Fala, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro – ESSUA - Aveiro, Portugal.
  • Fonte de financiamento: nada a declarar.

REFERÊNCIAS

  • 1
    Chermak GD, Bamiou DE, Iliadou V, Musiek FE. Practical guidelines to minimise language and cognitive confounds in the diagnosis of CAPD: a brief tutorial. Int J Audiol. 2017;56(7):499-506. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017.1284351 PMid:28635503.
    » http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2017.1284351
  • 2
    ASHA: American Speech and Hearing Association. (Central) auditory processing disorders [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2005 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: http://www.asha.org/ members/deskref-journals/deskref/default
    » http://www.asha.org/
  • 3
    Bellis TJ, Anzalone AM. Intervention Approaches for Individuals With (Central) Auditory Processing Disorder. Contemp Issues Commun Sci Disord. 2008;35:143-53. http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143
    » http://dx.doi.org/10.1044/cicsd_35_F_143
  • 4
    Ferre JM. Central auditory processing and the common core [Internet]. Rockville: American Speech-Language-Hearing Association; 2014 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.asha.org/Articles/Central-Auditory-Processing-and-the-Common-Core/
    » https://www.asha.org/Articles/Central-Auditory-Processing-and-the-Common-Core/
  • 5
    ASHA: American Speech and Hearing Association. Central auditory processing: current status of research and implications for clinical practice. Am J Audiol. 1996;5(2):41-52. http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0502.41
    » http://dx.doi.org/10.1044/1059-0889.0502.41
  • 6
    Wilson WJ. On the definition of APD and the need for a conceptual model of terminology. Int J Audiol. 2019;58(8):516-23. http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019.1600057 PMid:30987485.
    » http://dx.doi.org/10.1080/14992027.2019.1600057
  • 7
    Keith W, Purdy SC, Baily M, Kay F. New Zealand guidelines on auditory processing disorder [Internet]. Auckland: New Zealand Audiological Society; 2019 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
    » https://www.audiology.org.nz/assets/Uploads/APD/NZ-APD-GUIDELINES-2019.pdf
  • 8
    AAA: American Academy of Audiology. Clinical practice guidelines: diagnosis, treatment and management of children and adults with central auditory processing disorder [Internet]. Reston: American Academy of Audiology; 2010 [citado em 2017 Dez 6]. Disponível em: https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD Guidelines 8-2010.pdf_539952af956c79.73897613.pdf
    » https://audiology-web.s3.amazonaws.com/migrated/CAPD
  • 9
    Loo JHY, Rosen S, Bamiou DE. Auditory training effects on the listening skills of children with auditory processing disorder. Ear Hear. 2016;37(1):38-47. http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225 PMid:26418044.
    » http://dx.doi.org/10.1097/AUD.0000000000000225
  • 10
    Bellis TJ, Bellis JD. Central auditory processing disorders in children and adults. In: Aminoff MJ, Boller F, Swaab DF, editores. Handbook of clinical neurology. 3rd ed. London: Elsevier B.V.; 2015. p. 537-56. http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5
    » http://dx.doi.org/10.1016/B978-0-444-62630-1.00030-5
  • 11
    SAC: Speech-Language & Audiology Canada. Canadian guidelines on auditory processing disorder in children and adults: assessment and intervention [Internet]. 2012 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
    » https://www.sac-oac.ca/professional-resources/resource-library/canadian-guidelines-auditory-processing-disorder-children
  • 12
    BSA: British Society of Audiology. Position statement and practice guidance Auditory Processing Disorder (APD) [Internet]. Bathgate: British Society of Audiology; 2018 [citado em 2019 Jan 4]. Disponível em: https://www.thebsa.org.uk/resources/position-statement-practice-guidance-auditory-processing-disorder-apd/
    » https://www.thebsa.org.uk/resources/position-statement-practice-guidance-auditory-processing-disorder-apd/
  • 13
    Chermak GD, Musiek FE. Central auditory processing disorders: New perspectives. San Diego, CA: Singular Publishing; 1997.
  • 14
    Sharma M, Purdy SC, Kelly AS. Comorbidity of Auditory Processing, Language, and Reading Disorders. J Speech Lang Hear Res. 2009;52(3):706-22. http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2008/07-0226) PMid:19064904.
    » http://dx.doi.org/10.1044/1092-4388(2008/07-0226)
  • 15
    Heine C, O’Halloran R. Central Auditory Processing Disorder: a systematic search and evaluation of clinical practice guidelines. J Eval Clin Pract. 2015;21(6):988-94. http://dx.doi.org/10.1111/jep.12494 PMid:26687837.
    » http://dx.doi.org/10.1111/jep.12494
  • 16
    Iliadou VV, Ptok M, Grech H, Pedersen ER, Brechmann A, Deggouj N, et al. A European perspective on auditory processing disorder-current knowledge and future research focus. Front Neurol. 2017;8:622. http://dx.doi.org/10.3389/fneur.2017.00622 PMid:29209272.
    » http://dx.doi.org/10.3389/fneur.2017.00622
  • 17
    Chermak G, Musiek F, Weihing J. Auditory training for central auditory processing disorder. Semin Hear. 2015;36(4):199-215. http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458 PMid:27587909.
    » http://dx.doi.org/10.1055/s-0035-1564458
  • 18
    Nunes CL. Processamento Auditivo - conhecer, avaliar e intervir. 1a Edição. Lisboa: Papa-Letras; 2015.
  • 19
    Brasil PD, Schochat E. Eficácia do treinamento auditivo utilizando o software Programa de Escuta no Ruído (PER) em escolares com transtorno do processamento auditivo e baixo desempenho escolar. CoDAS. 2018;30(5):e20170227. http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017227 PMid:30184006.
    » http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20182017227
  • 20
    Melo Â, Mezzomo CL, Garcia MV, Biaggio EPV. Efeitos do treinamento auditivo computadorizado em crianças com distúrbio do processamento auditivo e sistema fonológico típico e atípico. Audiol Commun Res. 2016;21:21. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683
    » http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1683
  • 21
    Vatanabe TY, Navas ALGP, Mariano S, Murphy CB, Durante AS. Desempenho de crianças com distúrbio de leitura após o treino auditivo. Audiol Commun Res. 2014;19(1):7-12. http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003
    » http://dx.doi.org/10.1590/S2317-64312014000100003
  • 22
    Donadon C, Sanfins MD, Borges LR, Colella-Santos MF. Auditory training: effects on auditory abilities in children with history of otitis media. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2019;118:177-80. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.01.002 PMid:30639988.
    » http://dx.doi.org/10.1016/j.ijporl.2019.01.002
  • 23
    Cameron S, Dillon H. Development and Evaluation of the LiSN & Learn Auditory Training Software for Deficit-Specific Remediation of Binaural Processing Deficits in Children: preliminary Findings. J Am Acad Audiol. 2011;22(10):678-96. http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6 PMid:22212767.
    » http://dx.doi.org/10.3766/jaaa.22.10.6
  • 24
    Veale TK. Targeting Temporal Processing Deficits Through Fast ForWord®: Language Therapy With a New Twist. Lang Speech Hear Serv Sch. 1999;30(4):353-62. http://dx.doi.org/10.1044/0161-1461.3004.353 PMid:27764344.
    » http://dx.doi.org/10.1044/0161-1461.3004.353
  • 25
    Alexandre NMC, Coluci MZO. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Cien Saude Colet. 2011;16(7):3061-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006 PMid:21808894.
    » http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232011000800006
  • 26
    Magimairaj BM, Nagaraj NK. Working memory and auditory processing in school-age children. Lang Speech Hear Serv Sch. 2018;49(3):409-23. http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-0099 PMid:29978209.
    » http://dx.doi.org/10.1044/2018_LSHSS-17-0099
  • 27
    Vigário M, Martins F, Frota S. A ferramenta FreP e a frequência de tipos silábicos e classes de segmentos no Português. In: Oliveira F, Barbosa J, editores. Textos selecionados do XXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística [Internet]. Lisboa: APL; 2006. p. 675-87 [citado em 2019 Abr 21]. Disponível em: http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef/APL2006VigarioMartinsFrota.pdf
    » http://labfon.letras.ulisboa.pt/FreP/bef/APL2006VigarioMartinsFrota.pdf
  • 28
    Ramalho M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o português europeu [tese]. Évora: Universidade de Évora; 2017 [citado em 2019 Abr 19]. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23564/3/Doutoramento - Linguística Ana Margarida Monteiro Cortes Ramalho - Aquisição fonológica na criança....pdf
    » http://rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/23564/3/Doutoramento
  • 29
    Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what’s being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;29(5):489-97. http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147 PMid:16977646.
    » http://dx.doi.org/10.1002/nur.20147
  • 30
    Nora CRD, Zoboli E, Vieira MM. Validação por peritos: importância na tradução e adaptação de instrumentos. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(3):e64851. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.64851
    » https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.03.64851

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Out 2022
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    30 Maio 2021
  • Aceito
    11 Fev 2022
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br