RESUMO
Objetivo
Desenvolver um programa educacional breve sobre afasia (PEBA) para familiares e cuidadores de pessoas com afasia, e verificar o efeito deste programa na sobrecarga e na qualidade de vida destes participantes.
Método
Este estudo se caracteriza como experimental quantitativo. Foram incluídos neste estudo familiares de cuidadores de pessoas com afasia. Todos participantes realizaram a escala de sobrecarga do cuidador de Zarit e o WHOQOL-bref nos momentos pré e pós intervenção. A intervenção foi constituída de um programa educacional breve sobre afasia e foi administrada em grupo durante dois encontros didáticos.
Resultados
Quatro participantes foram incluídos no estudo. Na análise de grupo, não foi encontrada diferença significativa em nenhuma das medidas. Porém, quando as performances foram analisadas individualmente, todos participantes apresentaram uma tendência para melhora em quase todos escores.
Conclusão
É possível que familiares cuidadores de pessoas com afasia sejam beneficiados pelo PEBA. É importante que os estudos futuros incluam amostras maiores e considerem novas estratégias para melhorar a inclusão de participantes.
Descritores
Afasia; Cuidadores; Fonoaudiologia; Educação; Reabilitação