Acessibilidade / Reportar erro

Discurso narrativo de adultos jovens e idosos do brasil associado com fatores demográficos

RESUMO

Objetivo:

1) Comparar o desempenho discursivo entre adultos jovens e idosos do Distrito Federal; 2) Comparar a média discursiva dos voluntários do Distrito Federal com a média normativa, obtida em outra região do país; 3) Verificar se a idade, a escolaridade, a classe econômica e o desempenho nos testes de rastreio cognitivo, de humor e funcional estão associados ao desempenho discursivo.

Método:

Foram selecionados 60 voluntários do Distrito Federal, dos quais 30 eram idosos saudáveis e 30 adultos jovens, divididos em dois subgrupos, de menor e maior escolaridade. Os quatro subtestes de discurso narrativo oral da Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação foram aplicados.

Resultados:

Os escores discursivos dos idosos foram estatisticamente melhores do que os dos adultos jovens. O discurso dos voluntários de maior escolaridade também foi melhor em relação ao do grupo com menor tempo de estudo, diferença estatisticamente significante apenas para um subteste estudado. Os escores discursivos estiveram associados às variáveis sociodemográfica, cognitiva e de funcionalidade. O desempenho discursivo da amostra do Distrito Federal apresentou diferença estatisticamente significante em relação à média normativa brasileira.

Conclusão:

O discurso do idoso do Distrito Federal é diferente do adulto jovem da mesma região e do idoso da região Sul do país. O desempenho discursivo está associado a diversas variáveis.

Descritores
Narração; Comunicação; Linguagem; Idoso; Adulto Jovem

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br