Acessibilidade / Reportar erro

O Sistema CROS pode oferecer contribuição do efeito sombra da cabeça a usuários de implante coclear unilateral?

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do sistema CROS em fenômenos como efeito sombra da cabeça em usuários de implante coclear unilateral.

Método

Estudo transversal prospectivo, aprovado pelo conselho de ética sob protocolo 2.128.869. Onze adultos com surdez de instalação pós-lingual usuários de IC Advanced Bionics unilateral foram selecionados. O reconhecimento de fala foi avaliado com palavras gravadas apresentadas a 65dBA a 0o azimute e a (90o no lado contralateral ao IC), com ruído a 55dBA, usando somente o IC e IC+sistema CROS. Os resultados foram analisados usando teste t pareado com alfa de 0,05.

Resultados

Os escores médios de reconhecimento de fala foram significativamente melhores com IC + CROS em relação à condição apenas IC (p <0,05, p <0,005 e p <0,005 respectivamente). Na apresentação à frente não foram encontradas diferenças significantes.

Conclusão

Os usuários de IC unilateral sem resíduo útil para uso de prótese auditiva ou impossibilitados de submeter-se à cirurgia bilateral podem se beneficiar do dispositivo CROS para o reconhecimento de fala, sobretudo quando a fala for apresentada ao lado contralateral ao IC.

Descritores
Implante Coclear Unilateral; Roteamento de Sinal Contralateral; Clareza da Fala; Facilidade de Escuta; Efeito Sombra da Cabeça

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br