Roteiro para registo de imagens
Imagens Estáticas
- Face:
[ ] Visão frontal sem correção da postura da cabeça
[ ] Visão frontal com correção da postura da cabeça
- Lábios:
[ ] Em repouso – habitual
[ ] Mucosa interna
[ ] Frênulo labial superior
- Bochechas:
[ ] Mucosa interna direita
[ ] Mucosa interna esquerda
- Língua:
[ ] Exteriorizada (fora da cavidade oral)
[ ] Frênulo (língua elevada sem tocar o palato)
[ ] Frênulo (língua elevada com manobra)
- Palato:
[ ] Duro
- Dentes:
[ ] Arcada Superior
[ ]Arcada Inferior
- Oclusão:
[ ] Anterior
[ ] Lado Direito
[ ] Lado Esquerdo
- Outras:
[ ] À critério do examinador
Imagens Dinâmicas
- Sucção:
[ ] Amamentação (peito)
[ ] Mamadeira
- Mastigação:
[ ] Boca aberta após mastigar e antes de deglutir
- Deglutição:
[ ] Líquido
[ ] Pastoso
[ ] Sólido/Semissólido
[ ] Boca aberta após deglutir (resíduo)
- Fala:
[ ] Semi-dirigida
[ ] Nomeação de figuras/repetição
- Orofaringe:
[ ] Palato mole
[ ] Úvula
[ ] Tonsilas Palatinas
1. Identificação
✓Todas as faixas etárias.✓Dados obtidos diretamente com o responsável, e/ou extraídos da caderneta de saúde da criança.
2. Exame Extraoral
✓Todas as faixas etárias.✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) em visão frontal, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
3. Exame Intraoral
✓Todas as faixas etárias (escores diferenciados para lactentes e pré-escolares, a depender do item avaliado)✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) com lente macro, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.✓Examinador deve realizar a inspeção intraoral do sujeito, usando luvas de procedimento, tal como no exame do frênulo da língua; usando afastador labial para avaliação de dentes e oclusão (quando houver dificuldade de colocação do afastador labial em crianças de seis meses a quatro anos de idade, solicita-se que os lábios sejam afastados com os dedos do responsável).✓O examinador também deve solicitar para que a criança abra a boca de forma voluntária e/ou por imitação, para observação de estruturas como língua, palato e tonsilas palatinas.
4. Tônus
✓Todas as faixas etárias.✓Examinador deve realizar obrigatoriamente observação visual e palpação das estruturas.✓A impressão do resultado, a partir do exame de palpação deve ser registrada em tempo real, e posteriormente confirmada, quando possível, a partir da imagem realizada.
5. Funções orofaciais
✓Para cada função orofacial relacionada à alimentação, utilizar sempre o mesmo tipo de alimento, observando sua consistência. Pode-se abrir exceções quanto ao tipo de alimento, de acordo com o hábito e aceitação/recusa individual do sujeito.✓Preconiza-se sempre utilizar o alimento trazido pela família.✓Na avaliação da Fala, para nomeação de figuras, indica-se utilizar o material pertencente ao instrumento (Protocolo MMBGR – Figuras para Nomeação).✓Registro em vídeo (filmagem) é recomendado para ser utilizado na análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
Orientações gerais sobre os aspectos a serem documentados/avaliados: Funções Orofaciais
Função Orofacial
Faixa etária
Material utilizado
Exame/ Registro específico
Respiração
▪Todas (6 a 71 meses)
▪Espelho de Glatzel/▪Espelho nasal milimetrado de Altmann
▪Mensurar fluxo aéreo, em tempo real▪Não é obrigatória a limpeza com soro fisiológico, mas recomenda-se que o sujeito assoe o nariz antes do procedimento.▪Marcar fluxo aéreo em papel milimetrado
Sucção/Deglutição
▪Até 23 meses, desde que ainda seja amamentado
▪Peito (leite materno)
▪Observar mamada no peito (2 a 5 minutos)
Sucção/Deglutição
▪Até 23 meses, desde que ainda utilize mamadeira na sua rotina
▪Mamadeira (leite materno ou fórmula láctea)
▪Observar oferta de mamadeira (3 minutos ou pelo menos 10 ml)
Mastigação
▪A partir de 12 meses
▪Mão/ talheres (pão francês ou biscoito)
▪Observar por 2 minutos, ou dois ciclos completos, até ocorrer a deglutição.▪A partir de 36 meses solicitar que o sujeito abra a boca antes de deglutir, para verificar a eficiência da trituração do alimento.
Deglutição - líquido
▪A partir de 12 meses
▪Copo (água, suco, ou leite materno/fórmula)
▪Observar o esvaziamento de pelo menos ¼ de copo (50 ml).
Deglutição - pastoso
▪Até 11 meses▪Até 23 meses, quando se alimentam na consistência pastosa
▪Colher (papa, purê, alimento amassado, tal como banana)
▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)
Deglutição - sólido/semissólido
▪A partir de 12 meses
▪Mão/talheres (pão francês, biscoito, entre outros)
▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)▪Solicitar que o sujeito abra a boca após deglutir, para verificar resíduo de alimento.
Fala - Produção de fones e fonemas
▪A partir de 24 meses
▪Lista de figuras (Protocolo MMBGR - Figuras para Nomeação)▪Fala semidirigida
▪Nomeação de Figuras: o sujeito tem que dizer o nome da figura mostrada.▪Caso não saiba, o examinador nomeia a figura, e depois de mostrar outra figura da lista, volta a mostrar a figura não nomeada inicialmente. Pede-se então para o sujeito nomeá-la.▪Após isso, não será dada nova chance. Apenas registra-se que o sujeito não conseguiu produzir mesmo com a tentativa de repetição do examinador.▪Fala semi-dirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio▪Elaboração do quadro fonêmico, a partir da produção do sujeito.
Fala - Aspectos gerais da Fonoarticulação
▪A partir de 36 meses
▪Fala semidirigida
▪Fala semidirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio
Nome: ___________________________________________
Nº: ________________
Data do exame: ___ / ___ / ___
Idade: _____ anos e _____ meses
DN: ____ / ____ / ____
Informante: _______________________
Grau de parentesco: ________________________________________
Frequenta creche/escola: ❒ não ❒ sim
Turma: _________
Período:❒ matutino ❒ vespertino ❒ integral
Endereço:________________________________________________
Nº:________
Complemento:____________
Bairro: ___________________________
Cidade/Estado:__________________
CEP:_____________________
Filiação:
Nome do Pai: __________________________________
Nome da Mãe: ____________________________
E-mail: _______________________________________
E-mail: __________________________________
Telefone Celular: ( ___ ) ___________________________
Telefone Celular: ( ___ ) ______________________
Telefone do Trabalho: ( ___ ) _______________________
Telefone do Trabalho: ( ___ ) __________________
Irmãos:
❒ não
❒ sim - Quantidade: _____________________
Idade dos irmãos: _________________________
Quem indicou para Fonoaudiologia?
(nome, especialidade, telefone):
____________________________________________________________________________________________________
Por qual motivo? _____________________________________________________________________________________
Queixa principal (do responsável): ______________________________________________________________________
Outras queixas relacionadas:
❒ lábios
❒ dentes
❒ frênulo lingual
❒ sucção
❒ mastigação
❒ fala
❒ postura corporal
❒ língua
❒ oclusão
❒ deglutição
❒ respiração
❒ voz
❒ audição
Antecedentes familiares (em relação à queixa):
❒ não
❒ sim - Qual: _________________________________________________________________________________
Intercorrências:
Na gestação:
❒ não
❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
No nascimento:
❒ não
❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
Desenvolvimento motor (assinalar se já realizou o comportamento e em qual idade):
Não sabe/Não lembra
IdadeEsperada
Sustentar a cabeça
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
3 meses
Primeiras tentativas de locomoção: arrastar, rastejar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
6 a 7 meses
Sentar independente
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Brincar em decúbito lateral
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Rolar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Sentar sem suporte (utiliza mãos: atividade exploratória)
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
8 meses
Sentar estavelmente (utiliza mãos: manipula e explora objeto)
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
9 meses
Engatinhar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
10 meses
Ficar em pé
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
10 meses
Andar sem apoio
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
13 meses
De modo geral, desenvolvimento motor pode ser considerado
❒ normal
❒ alterado
Se alterado, assinale em quais habilidades:
[ ] sustentar a cabeça
[ ] sentar
[ ] ficar em pé
[ ] rolar
[ ] engatinhar
[ ] andar sem apoio
Dificuldade motora:
❒ não
❒ sim:
[ ] correr
[ ] andar de triciclo/bicicleta com rodinhas de apoio
[ ] vestir-se
[ ] amarrar os sapatos
[ ] abotoar
[ ] escovar os dentes
[ ] pintar (segurar lápis)
[ ]Usar colher/garfo
[ ]outras: _________________
Desenvolvimento da alimentação
Alimentação – dificuldade em introduzir
Utensílio utilizado atualmente para oferta da alimentação (pode assinalar mais de uma alternativa):
De maneira geral, ingere alimentos predominantemente:
Na maioria das vezes, com quem, como e onde faz as refeições:
Capacidade mastigatória
(grau de satisfação da família do paciente com relação à sua mastigação)
Fonoaudiólogo: _____________________________________________
CRFª:___________________________
Table 1
Sociodemographic and professional characterization of specialist speech therapists
Table 2
Items in the Clinical History were changed to appear in the MMBGR based on the researcher's and the MBGR instrument's authors' considerations
Table 3
Percentage of agreement among experts and the Content Validity Index (CVI) regarding specific data from the Instructive and Clinical History of the MMBGR Protocol
Script for registration of images
Static Images
- Face:
[ ] Frontal view without head posture correction
[ ] Front view with corrected head posture
- Lips:
[ ] At rest - usual
[ ] Internal mucosa
[ ] Superior labial frenulum
- Cheeks:
[ ] Right internal mucosa
[ ] Left internal mucosa
- Tongue:
[ ] Externalized (out of the oral cavity)
[ ] Frenulum (tongue raised without touching the palate)
[ ] Frenulum (high tongue with maneuver)
- Palate:
[ ] Hard
- Teeth:
[ ] Upper arcade
[ ] Lower archway
- Occlusion:
[ ] Anterior
[ ] Right Side
[ ] Left Side
- Others:
[ ] At the discretion of the examiner
Dynamic Images
- Suction:
[ ] Nourish (breast)
[ ] Bottle
- Chewing:
[ ] Open mouth after chewing and before swallowing
- Swallowing:
[ ] Liquid
[ ] Pasty
[ ] Solid/Semi-solid
[ ] Open mouth after swallowing (residual)
- Speech:
[ ] Semi-directed
[ ] Figure naming/repetition
- Oropharynx:
[ ] Soft palate
[ ] Uvula
[ ] Palatine Tonsils
1. Identification
✓All age groups.✓Data obtained directly from the guardian, and/or extracted from the child's health booklet.
2. Extraoral Exam
✓All age groups.✓On-site assessment and/or image recording (photo) in front view, for analysis after the orofacial myofunctional exam.
3. Intraoral Exam
✓All age groups (differentiated scores for infants and preschoolers, depending on the item evaluated)✓On-site assessment and/or image recording (photo) with a macro lens, for analysis after the orofacial myofunctional exam.✓Examiner should perform the intraoral inspection of the subject, wearing procedural gloves, as in the examination of the frenulum of the tongue; using lip retractor for evaluation of teeth and occlusion (when there is difficulty in placing the lip retractor in children from six months to four years of age, it is requested that the lips be parted with the guardian's fingers).✓The examiner should also ask the child to open their mouth voluntarily and/or by imitation, to observe structures such as tongue, palate and palatine tonsils.
4. Tone
✓All age groups.✓The examiner must obligatorily perform visual observation and palpation of the structures.✓The impression of the result, from the palpation exam must be registered in real time, and later confirmed, when possible, by the image taken.
5. Orofacial Functions
✓For each orofacial function related to feeding, always use the same type of food, observing its consistency. Exceptions can be made regarding the type of food, according to the subject's habit and individual acceptance/rejection.✓It is always recommended to use the food brought by the family.✓ In speech evaluation, for picture naming, it is recommended to use the material belonging to the instrument (MMBGR Protocol - Figures for Naming).✓ Video recording (footage) It is recommended to be used in the analysis after the orofacial myofunctional exam.
General guidelines on aspects to be documented/evaluated: Orofacial Functions
Orofacial Function
Age group
Material used
Exam/ Specific Registration
Breathing
▪All (6 to 71 months)
▪ Glatzel Mirror/▪ Altmann's Millimeter Nasal Mirror
▪Measure airflow in real time▪It is not mandatory to clean with saline solution, but it is recommended that the subject blows their nose before the procedure.▪Mark airflow on graph paper
Suction/Swallowing
▪Up to 23 months, as long as you are still breastfed
▪Breast (breast milk)
▪Observe breast feeding (2 to 5 minutes)
Suction/Swallowing
▪Up to 23 months, as long as you still use a bottle in your routine
▪Bottle (breast milk or milk formula)
▪Observe bottle offer (3 minutes or at least 10 ml)
Chewing
▪From 12 months
▪Hand/cutlery (French bread or biscuit)
▪Observe for 2 minutes, or two complete cycles, until swallowing occurs.▪From 36 months on, ask the subject to open their mouth before swallowing, to check the efficiency of the food crushing.
Swallowing - liquid
▪From 12 months
▪Cup (water, juice, or breast milk/formula)
▪Observe emptying of at least ¼ cup (50 ml).
Swallowing - pasty
▪Up to 11 months▪Up to 23 months, when they feed in a pasty consistency
▪Spoon (porridge, puree, mashed food such as banana)
▪Observe for 2 minutes, or a complete cycle, until swallowing is complete (laryngeal elevation)
Swallowing - solid/semi-solid
▪From 12 months
▪Hand/Cutlery (French bread, biscuits, among others)
▪Observe for 2 minutes, or a complete cycle, until swallowing is complete (laryngeal elevation)▪Ask the subject to open their mouth after swallowing to check for food residue.
Speech - Production of phones and phonemes
▪From 24 months onwards
▪List of Figures (MMBGR Protocol - Figures for Naming)▪Semi-directed speech
▪Figure Naming: the subject has to say the name of the figure shown.▪If you don't know, the examiner names the figure, and after showing another figure in the list, it shows the figure not named initially. The subject is then asked to name it.▪ After that, you will not be given another chance. It is only registered that the subject was unable to produce even with the examiner's attempt to repeat.▪Semi-directed speech: it can be observed throughout the orofacial myofunctional exam and also by asking the subject to say their name and age; talk about school or a joke; talk about a trip or tour▪Elaboration of the phonemic picture, based on the subject's production.
Speech - General Aspects of Phonoarticulation
▪From 36 months onwards
▪Semi-directed speech
▪Semi-directed speech: can be observed throughout the orofacial myofunctional exam and also by asking the subject to say their name and age; talk about school or a joke; talk about a trip or tour
Name: ___________________________________________
Nº: ________________
Exam date: ___ / ___ / ___
Age: _____ years and _____ months
BD: ____ / ____ / ____
Informer: _______________________
Degree of kinship: ________________________________________
Attend daycare/school: ❒ no ❒ yes
Class: _________
Period:❒ morning ❒ afternon ❒ full-time
Address: ________________________________________________
Nº: ________
Complement: ______________
Neighborhood: ___________________________
City/State: __________________
Zip-code:__________________
Affiliation:
Father's name: __________________________________
Mother’s name: ____________________________
E-mail: _______________________________________
E-mail: __________________________________
Phone number: ( ___ ) ___________________________
Phone number: ( ___ ) ______________________
Work phone number: ( ___ ) ______________________
Work phone number: ( ___ ) __________________
Siblings:
❒ no
❒ yes – How many: _____________________
Sibling’s age: _________________________
Who recommended for Speech Therapy?
(Name, specialty, phone number):
____________________________________________________________________________________________________
For what reason? _____________________________________________________________________________________
Main complaint (of the responsible): _____________________________________________________________________
Other related complaints:
❒ lips
❒ teeth
❒ lingual frenulum
❒ suction
❒ chewing
❒ speech
❒ body posture
❒ tongue
❒ occlusion
❒ swallowing
❒ breathing
❒ voice
❒ hearing
Family history (in relation to the complaint):
❒ no
❒ yes – What complaint: ________________________________________________________________________
Complications:
In pregnancy:
❒ no
❒ yes – What complaint: ____________________________________________________
At birth:
❒ no
❒ yes – What complaint: ____________________________________________________
Motor development (check if you have already performed the behavior and at what age):
Do not know/Do not remember
Ageexpected
Hold the head
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
3 months
First attempts at locomotion: dragging, crawling
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
6 to 7 months
Sit independently
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
7 months
Play in lateral decubitus
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
7 months
Roll
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
7 months
Sit without support (uses hands: exploratory activity)
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
8 months
Sit firmly (manipulates and explores objects with hands)
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
9 months
Crawl
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
10 months
Stand up
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
10 months
Walk without support
❒ no
❒ yes: ___ months
❒
13 months
In general, motor development can be considered
❒ normal
❒ altered
If changed, tick which skills:
[ ] hold the head
[ ] sit
[ ] stand up
[ ] roll
[ ] crawl
[ ] walk without support
Motor difficulty:
❒ no
❒ yes:
[ ] run
[ ] riding a tricycle/bike with support wheels
[ ] dress up
[ ] tie the shoes
[ ] button up
[ ] brushing teeth
[ ] paint (hold pencil)
[ ] Use spoon/fork
[ ] others: _________________
Feeding - difficulty in introducing
Utensil currently used to provide food (you can check more than one alternative):
In general, eat predominantly:
Most of the time, with whom, how and where you eat:
Chewing ability
(degree of satisfaction of the patient's family with regard to chewing)
Speech therapist: _____________________________________________
STRCª:___________________________