Tabela 1
Caracterização sociodemográfica e profissional dos fonoaudiólogos especialistas
Tabela 2
Itens modificados na História Clínica para constarem no MMBGR, a partir das considerações da pesquisadora e dos autores do instrumento MBGR
Tabela 3
Porcentagem de concordância entre os especialistas e Índice de validade de Conteúdo (IVC) referente aos dados específicos dos Instrutivo e História Clínica do Protocolo MMBGR
Roteiro para registo de imagens
Imagens Estáticas
- Face:
[ ] Visão frontal sem correção da postura da cabeça
[ ] Visão frontal com correção da postura da cabeça
- Lábios:
[ ] Em repouso – habitual
[ ] Mucosa interna
[ ] Frênulo labial superior
- Bochechas:
[ ] Mucosa interna direita
[ ] Mucosa interna esquerda
- Língua:
[ ] Exteriorizada (fora da cavidade oral)
[ ] Frênulo (língua elevada sem tocar o palato)
[ ] Frênulo (língua elevada com manobra)
- Palato:
[ ] Duro
- Dentes:
[ ] Arcada Superior
[ ]Arcada Inferior
- Oclusão:
[ ] Anterior
[ ] Lado Direito
[ ] Lado Esquerdo
- Outras:
[ ] À critério do examinador
Imagens Dinâmicas
- Sucção:
[ ] Amamentação (peito)
[ ] Mamadeira
- Mastigação:
[ ] Boca aberta após mastigar e antes de deglutir
- Deglutição:
[ ] Líquido
[ ] Pastoso
[ ] Sólido/Semissólido
[ ] Boca aberta após deglutir (resíduo)
- Fala:
[ ] Semi-dirigida
[ ] Nomeação de figuras/repetição
- Orofaringe:
[ ] Palato mole
[ ] Úvula
[ ] Tonsilas Palatinas
1. Identificação
✓Todas as faixas etárias.✓Dados obtidos diretamente com o responsável, e/ou extraídos da caderneta de saúde da criança.
2. Exame Extraoral
✓Todas as faixas etárias.✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) em visão frontal, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
3. Exame Intraoral
✓Todas as faixas etárias (escores diferenciados para lactentes e pré-escolares, a depender do item avaliado)✓Avaliação in loco e/ou registro em imagem (foto) com lente macro, para análise posterior ao exame miofuncional orofacial.✓Examinador deve realizar a inspeção intraoral do sujeito, usando luvas de procedimento, tal como no exame do frênulo da língua; usando afastador labial para avaliação de dentes e oclusão (quando houver dificuldade de colocação do afastador labial em crianças de seis meses a quatro anos de idade, solicita-se que os lábios sejam afastados com os dedos do responsável).✓O examinador também deve solicitar para que a criança abra a boca de forma voluntária e/ou por imitação, para observação de estruturas como língua, palato e tonsilas palatinas.
4. Tônus
✓Todas as faixas etárias.✓Examinador deve realizar obrigatoriamente observação visual e palpação das estruturas.✓A impressão do resultado, a partir do exame de palpação deve ser registrada em tempo real, e posteriormente confirmada, quando possível, a partir da imagem realizada.
5. Funções orofaciais
✓Para cada função orofacial relacionada à alimentação, utilizar sempre o mesmo tipo de alimento, observando sua consistência. Pode-se abrir exceções quanto ao tipo de alimento, de acordo com o hábito e aceitação/recusa individual do sujeito.✓Preconiza-se sempre utilizar o alimento trazido pela família.✓Na avaliação da Fala, para nomeação de figuras, indica-se utilizar o material pertencente ao instrumento (Protocolo MMBGR – Figuras para Nomeação).✓Registro em vídeo (filmagem) é recomendado para ser utilizado na análise posterior ao exame miofuncional orofacial.
Orientações gerais sobre os aspectos a serem documentados/avaliados: Funções Orofaciais
Função Orofacial
Faixa etária
Material utilizado
Exame/ Registro específico
Respiração
▪Todas (6 a 71 meses)
▪Espelho de Glatzel/▪Espelho nasal milimetrado de Altmann
▪Mensurar fluxo aéreo, em tempo real▪Não é obrigatória a limpeza com soro fisiológico, mas recomenda-se que o sujeito assoe o nariz antes do procedimento.▪Marcar fluxo aéreo em papel milimetrado
Sucção/Deglutição
▪Até 23 meses, desde que ainda seja amamentado
▪Peito (leite materno)
▪Observar mamada no peito (2 a 5 minutos)
Sucção/Deglutição
▪Até 23 meses, desde que ainda utilize mamadeira na sua rotina
▪Mamadeira (leite materno ou fórmula láctea)
▪Observar oferta de mamadeira (3 minutos ou pelo menos 10 ml)
Mastigação
▪A partir de 12 meses
▪Mão/ talheres (pão francês ou biscoito)
▪Observar por 2 minutos, ou dois ciclos completos, até ocorrer a deglutição.▪A partir de 36 meses solicitar que o sujeito abra a boca antes de deglutir, para verificar a eficiência da trituração do alimento.
Deglutição - líquido
▪A partir de 12 meses
▪Copo (água, suco, ou leite materno/fórmula)
▪Observar o esvaziamento de pelo menos ¼ de copo (50 ml).
Deglutição - pastoso
▪Até 11 meses▪Até 23 meses, quando se alimentam na consistência pastosa
▪Colher (papa, purê, alimento amassado, tal como banana)
▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)
Deglutição - sólido/semissólido
▪A partir de 12 meses
▪Mão/talheres (pão francês, biscoito, entre outros)
▪Observar por 2 minutos, ou um ciclo completo, até concluir a deglutição (elevação laríngea)▪Solicitar que o sujeito abra a boca após deglutir, para verificar resíduo de alimento.
Fala - Produção de fones e fonemas
▪A partir de 24 meses
▪Lista de figuras (Protocolo MMBGR - Figuras para Nomeação)▪Fala semidirigida
▪Nomeação de Figuras: o sujeito tem que dizer o nome da figura mostrada.▪Caso não saiba, o examinador nomeia a figura, e depois de mostrar outra figura da lista, volta a mostrar a figura não nomeada inicialmente. Pede-se então para o sujeito nomeá-la.▪Após isso, não será dada nova chance. Apenas registra-se que o sujeito não conseguiu produzir mesmo com a tentativa de repetição do examinador.▪Fala semi-dirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio▪Elaboração do quadro fonêmico, a partir da produção do sujeito.
Fala - Aspectos gerais da Fonoarticulação
▪A partir de 36 meses
▪Fala semidirigida
▪Fala semidirigida: pode ser observada durante todo o exame miofuncional orofacial e, também pedindo para o sujeito dizer o nome e idade; falar sobre a escola ou uma brincadeira; contar sobre uma viagem ou passeio
Nome: ___________________________________________
Nº: ________________
Data do exame: ___ / ___ / ___
Idade: _____ anos e _____ meses
DN: ____ / ____ / ____
Informante: _______________________
Grau de parentesco: ________________________________________
Frequenta creche/escola: ❒ não ❒ sim
Turma: _________
Período:❒ matutino ❒ vespertino ❒ integral
Endereço:________________________________________________
Nº:________
Complemento:____________
Bairro: ___________________________
Cidade/Estado:__________________
CEP:_____________________
Filiação:
Nome do Pai: __________________________________
Nome da Mãe: ____________________________
E-mail: _______________________________________
E-mail: __________________________________
Telefone Celular: ( ___ ) ___________________________
Telefone Celular: ( ___ ) ______________________
Telefone do Trabalho: ( ___ ) _______________________
Telefone do Trabalho: ( ___ ) __________________
Irmãos:
❒ não
❒ sim - Quantidade: _____________________
Idade dos irmãos: _________________________
Quem indicou para Fonoaudiologia?
(nome, especialidade, telefone):
____________________________________________________________________________________________________
Por qual motivo? _____________________________________________________________________________________
Queixa principal (do responsável): ______________________________________________________________________
Outras queixas relacionadas:
❒ lábios
❒ dentes
❒ frênulo lingual
❒ sucção
❒ mastigação
❒ fala
❒ postura corporal
❒ língua
❒ oclusão
❒ deglutição
❒ respiração
❒ voz
❒ audição
Antecedentes familiares (em relação à queixa):
❒ não
❒ sim - Qual: _________________________________________________________________________________
Intercorrências:
Na gestação:
❒ não
❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
No nascimento:
❒ não
❒ sim - Qual: _____________________________________________________________
Desenvolvimento motor (assinalar se já realizou o comportamento e em qual idade):
Não sabe/Não lembra
IdadeEsperada
Sustentar a cabeça
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
3 meses
Primeiras tentativas de locomoção: arrastar, rastejar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
6 a 7 meses
Sentar independente
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Brincar em decúbito lateral
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Rolar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
7 meses
Sentar sem suporte (utiliza mãos: atividade exploratória)
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
8 meses
Sentar estavelmente (utiliza mãos: manipula e explora objeto)
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
9 meses
Engatinhar
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
10 meses
Ficar em pé
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
10 meses
Andar sem apoio
❒ não
❒ sim: ___ meses
❒
13 meses
De modo geral, desenvolvimento motor pode ser considerado
❒ normal
❒ alterado
Se alterado, assinale em quais habilidades:
[ ] sustentar a cabeça
[ ] sentar
[ ] ficar em pé
[ ] rolar
[ ] engatinhar
[ ] andar sem apoio
Dificuldade motora:
❒ não
❒ sim:
[ ] correr
[ ] andar de triciclo/bicicleta com rodinhas de apoio
[ ] vestir-se
[ ] amarrar os sapatos
[ ] abotoar
[ ] escovar os dentes
[ ] pintar (segurar lápis)
[ ]Usar colher/garfo
[ ]outras: _________________
Desenvolvimento da alimentação
Alimentação – dificuldade em introduzir
Utensílio utilizado atualmente para oferta da alimentação (pode assinalar mais de uma alternativa):
De maneira geral, ingere alimentos predominantemente:
Na maioria das vezes, com quem, como e onde faz as refeições:
Capacidade mastigatória
(grau de satisfação da família do paciente com relação à sua mastigação)
Fonoaudiólogo: _____________________________________________
CRFª:___________________________