Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre as condições de trabalho e de voz autorreferidas por teleoperadores de uma central de emergência

RESUMO

Objetivo

investigar se existe associação entre os sintomas vocais, a queixa vocal e as condições de trabalho e da voz autorreferidas por teleoperadores.

Método

participaram 72 teleoperadores, de ambos os gêneros, atuantes em uma central de atendimento em emergência. Eles responderam ao questionário que levantou dados pessoais, queixa vocal, sintomas vocais e condições de trabalho. A análise dos dados foi realizada por meio do Teste Quiquadrado, Teste exato de Fisher e do Teste Mann-Whitney.

Resultados

houve associação entre o grupo de teleoperadores com queixa de distúrbio da voz para os aspectos de condição de trabalho como empresa ruidosa, e para os aspectos de condição de voz: mudança na voz e faltas ao trabalho. Observaram-se diferenças entre a média de sintomas vocais auditivos para: eco na sala, mudança na voz e faltas ao trabalho, assim como se observou entre a média de sintomas vocais sensoriais dos participantes em relação às variáveis: ritmo de trabalho estressante, empresa ruidosa, barulho vindo de outras salas, eco na sala, uso do rádio, mudança na voz e faltas ao trabalho.

Conclusão

existe associação entre a presença de queixa vocal, o número de sintomas vocais auditivos e sensoriais e as condições de trabalho autorreferidas pelos teleoperadores pesquisados.

Descritores
Voz; Distúrbios da Voz; Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Telecomunicações

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br