Acessibilidade / Reportar erro

A fluência e compreensão leitora como indicador de desempenho no 3o ano do Ensino Fundamental

RESUMO

Objetivo

verificar se a fluência e a compreensão leitora variam ao longo do terceiro ano do Ensino Fundamental, podendo ser utilizados como indicadores de desempenho em leitura.

Método

trata-se de estudo longitudinal prospectivo. Participaram do estudo 53 crianças, sem distinção de sexo. Foram realizadas quatro avaliações ao longo do ano, utilizando-se do software LEPIC para gravar a leitura feita pelas crianças, registrar os erros de leitura, bem como as respostas às questões referentes à compreensão.

Resultados

observou-se evolução da fluência de leitura e na compreensão literal ao longo das testagens, mas não na compreensão inferencial.

Conclusão

a fluência de leitura e a compreensão literal apresentam-se como bons indicadores de desempenho no terceiro ano do Ensino Fundamental.

Descritores:
Linguagem; Leitura; Escolaridade; Estudantes; Aprendizagem

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br