Conhecimento sobre primeira infância |
Tempo de vida da criança |
Acompanhamento da criança dos 0 aos 5 anos |
0 a 5 anos de idade |
Acompanhamento da criança desde a gestação até os 5 anos |
0 a 10 anos de idade |
Ações dirigidas à primeira infância na visita domiciliar |
Orientação às famílias |
Orientação às famílias |
Observar a fala e audição |
Ouvir os responsáveis, observar, orientar e fazer o encaminhamento. |
Orientações para as famílias das crianças que estão na primeira infância |
Cartão de vacina |
Cartão de vacina |
Puericultura |
Puericultura |
Amamentação |
Amamentação |
Alimentação |
Alimentação |
Marcos do desenvolvimento (engatinhar e balbuciar) |
Marcos do desenvolvimento que constam na caderneta de vacina |
Conhecimento sobre marcos do desenvolvimento auditivo |
Inexistente |
Identificar o som e localizar o som |
Perguntas sobre o desenvolvimento da audição na visita domiciliar |
Inexistência de perguntas na visita domiciliar |
Perguntar a mãe se ele responde quando escuta um barulhozinho mais alto |
Assusta com barulho ou som alto? |
Perguntas direcionadas à fala da criança |
Questionamentos das famílias sobre desenvolvimento da audição |
Inexistência de perguntas por parte das famílias. |
Não se aplica |
Relatam mais questões ligadas a linguagem (fala) |
Conhecimento sobre marcos do desenvolvimento da linguagem |
Inexistente |
A criança emite palavras com uma ou duas sílabas |
A criança emite uma frase com duas palavras ‘’mama água’’ |
Língua presa |
Repete palavras com duas sílabas (mama, papa) |
Emitir sons, emite sons e ri alto |
Perguntas sobre o desenvolvimento da linguagem na visita domiciliar |
Não realiza perguntas na visita |
Sua criança já está emitindo sons, que tipo de som? Já consegue dizer mama, papa? Ta pedindo gaga? |
Pergunta de acordo com o tempo de vida da criança |
Sua criança já fala , o que essa criança diz? |
Marcos do desenvolvimento (balbuciar, falar mama, papa) |
Seu bebê tu já fizesses algum teste nele pra ver se ele ta escutando, se fala direitinho? |
Pergunto se ele emite algum som? Algum barulho? Já chama mamãe, já chama papai? |
Questionamentos das famílias sobre desenvolvimento da linguagem |
Tem famílias que questionam e outras que não |
Não se aplica |
Quando os pais identificam algo, eles questionam |
Conduta do ACS frente ao não alcance dos marcos do desenvolvimento da criança |
Repasse do caso para enfermeira ou médica |
Orientar e trazer o caso para a equipe |
Repasse na reunião Nasf-AB +USF |
Trazer o caso para a equipe de saúde e depois repassar para o Nasf-AB |
Agenda consulta com a médica |
Trazer o caso para minha enfermeira ou médica |
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Orientar, encaminhar e monitorar |
Essa oficina de apoio matricial contribuiu para a sua prática profissional? |
Não se aplica |
Outra bagagem. |
Conhecimento a mais. |
Contribuição do aprendizado |
Segurança |
Enriquecimento de conhecimento |