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Memória de curto-prazo fonológica em crianças pré-escolares

OBJETIVO:

Elaborar um teste de memória de curto-prazo, descrever o desempenho quantitativo de crianças normais no referido teste e verificar a relação entre a repetição de não palavras e a fonologia dessas crianças.

MÉTODOS:

Foram avaliados 136 sujeitos com desenvolvimento normal de linguagem, com idades entre 3 anos e 6 anos e 11 meses. O teste foi constituído de 40 não palavras de uma, duas, três e quatro sílabas. As repetições dos sujeitos foram transcritas e o número de acertos foi calculado para cada idade.

RESULTADOS:

Ocorreu efeito de idade e efeito de extensão somente a partir de não palavrascom duas sílabas. O desempenho na repetição de não palavras apresentou correlação com o desempenho em prova de fonologia.

CONCLUSÃO:

O teste elaborado conseguiu verificar a memória de curto-prazo em crianças em desenvolvimento normal de linguagem e houve relação entre esse tipo de memória e o desempenho fonológico dos sujeitos.

Pré-escolar ; Linguagem infantil ; Memória de curto-prazo ; Memória ; Avaliação


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