Acessibilidade / Reportar erro

Variabilidade dos desfechos quantitativos nas avaliações instrumentais da deglutição em adultos: uma revisão de escopo

RESUMO

Objetivo

Mapear as evidências científicas sobre a variabilidade dos parâmetros quantitativos extraídos por exames instrumentais de avaliação da deglutição em adultos, mediante o coeficiente de variação.

Estratégia de pesquisa

Foram seguidos os procedimentos metodológicos recomendados pelo Joanna Briggs Institute e a extensão para revisões de escopo do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA-ScR).

Critérios de seleção

A busca foi realizada nas bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Cochrane Library, Embase, Web of Science, Scopus e CINAHL, assim como no Google Scholar para consultar a literatura cinzenta.

Análise dos dados

Dois revisores cegos e independentes fizeram o rastreamento dos artigos por título e resumo. Posteriormente, os artigos foram lidos na íntegra e selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade. Os dados foram extraídos de acordo com um instrumento padronizado.

Resultados

Foram encontrados 363 estudos, sendo 13 elegíveis. A maioria dos estudos teve amostra menor que 30 participantes e foi composta por indivíduos saudáveis. Os exames instrumentais utilizados foram diversos: videofluoroscopia, tomografia de impedância elétrica, sensores laríngeos, manometria de alta resolução e eletromiografia de superfície. Os estudos investigaram principalmente a variabilidade intraindividual e os valores do coeficiente de variação oscilaram entre baixa e alta variabilidade, pois os instrumentos, parâmetros e procedimentos de coleta foram heterogêneos e não padronizados.

Conclusão

A variabilidade intraindividual dos parâmetros quantitativos da deglutição obtidos por meio de exames instrumentais em adultos oscila entre baixa e alta conforme o exame, parâmetro testado, presença ou não de doença de base, consistência e volume do bolo alimentar.

Descritores:
Deglutição; Transtornos de Deglutição; Variação Biológica da População; Avaliação em Saúde; Diagnóstico; Técnicas e Procedimentos Diagnósticos

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br