Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos vocais imediatos produzidos pelo dispositivo Shaker® em mulheres com e sem queixa vocal

RESUMO

Objetivo

Avaliar as modificações acústicas e de autopercepção obtidas após o primeiro, terceiro, quinto e sétimo minuto de prática da técnica de oscilação oral de alta frequência sonorizada, realizada com o dispositivo Shaker®.

Método

Participaram do estudo 27 mulheres com idade entre 18 e 41 anos com e sem queixa vocal. A vogal sustentada /ε/ foi registrada em tempo máximo de fonação antes (pré-exercício) e após o primeiro, terceiro, quinto e o sétimo minuto de execução da técnica de oscilação oral de alta frequência sonorizada com o dispositivo Shaker®. Foi realizada a análise acústica dos seguintes parâmetros: ruído, frequência fundamental, glottal to noise excitation, Jitter, Shimmer e número de harmônicos.

Resultados

Não houve diferenças significativas na comparação dos parâmetros acústicos entre as participantes com e sem sintomas vocais. Observou-se melhora na autopercepção do desconforto vocal nos grupos das mulheres com e sem sintomas vocais, comparando-se o momento antes da prática com o primeiro e terceiro minutos de prática. Houve redução dos valores de Jitter, ao comparar o momento antes da prática com os momentos após um e sete minutos e ao comparar os momentos após cinco e sete minutos de exercício, no grupo de mulheres com sintomas vocais.

Conclusão

A técnica com o Shaker® mostrou resultados positivos, tanto em indivíduos com sintomas quanto em indivíduos sem sintomas vocais.

Keywords
Voz; Qualidade Vocal; Acústica da Fala; Treinamento da Voz; Fonoterapia

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br