Objetivo: Comparar o desempenho das habilidades de consciência fonológica em escolares bilíngues e monolíngues de ambos os gêneros.
Métodos: Esta pesquisa apresenta um estudo observacional, transversal, descritivo, realizado com 17 escolares do terceiro ano, com faixa etária entre sete anos e 8 anos e 11 meses, de duas escolas particulares, com nível socioeconômico próximo, sendo uma de ensino monolíngue e a outra bilíngue. Foram excluídos da pesquisa os escolares com risco de privação auditiva de qualquer grau e dificuldade de aprendizagem e as crianças bilíngues matriculadas na escola há menos de dois anos. Ao total, foram testados nove escolares bilíngues e oito monolíngues utilizando o teste Perfil de Habilidades Fonológicas.
Resultados: Os resultados demonstraram que 64,7% das 17 crianças alcançaram o desempenho esperado para a sua idade, e 35,3% obtiveram desempenho acima do esperado, sendo que dessas, 83,3% eram bilíngues. As crianças bilíngues obtiveram melhor desempenho na habilidade de rima sequencial e no total do teste. As bilíngues do gênero masculino apresentaram melhor desempenho na habilidade de adição de fonemas. Não houve diferença ao comparar o desempenho nas tarefas dos escolares bilíngues e monolíngues do gênero feminino.
Conclusão: As crianças bilíngues indicaram maior domínio da habilidade de consciência fonêmica e os meninos bilíngues demonstraram melhor desempenho quando comparados aos seus pares monolíngues do que as meninas bilíngues.
Linguagem; Desenvolvimento infantil; Multilinguismo; Educação; Criança