Acessibilidade / Reportar erro

E-LEITURA II: banco de palavras para leitura de escolares do Ensino Fundamental II Esse trabalho é parte da tese de Doutorado, em andamento, “Tradução e adaptação cultural da avaliação dos processos de leitura (PROLEC-SE R) para escolares do Ensino Fundamental ciclo II e do Ensino Médio”, de Adriana Marques de Oliveira, sob orientação da Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/Unesp/ Marília – SP, Brasil. Esse trabalho foi apresentado em forma de resumo simples e expandido no XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia: Interdisciplinaridade em Fonoaudiologia, Salvador, Bahia, 2015.

RESUMO

Objetivo

Elaborar banco de palavras de alta, média e baixa frequência em leitura para o Ensino Fundamental II.

Método

As palavras foram retiradas do material didático de Língua Portuguesa, utilizado pela rede de ensino do Estado de São Paulo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência de cada palavra e elaborado um banco único. Para classificá-las como alta, média e baixa frequência, optou-se por trabalhar com os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar se as palavras de alta, média e baixa frequência correspondem a essa classificação, foram avaliados 224 alunos: G1 (6º ano, n= 61); G2 (7º ano, n= 44); G3 (8º ano, n= 65); e G4 (9º ano, n= 54). As listas de palavras foram apresentadas aos escolares, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) palavras de alta e média frequência e 2ª) palavras de baixa frequência.

Resultados

Foram excluídas palavras que contemplavam os critérios de exclusão e que geravam desconforto ou piadas por parte dos alunos. O banco de palavras ficou constituído por 1659 palavras e foi denominado E – LEITURA II.

Conclusão

O E-LEITURA II é um recurso útil para os profissionais, pois disponibiliza um banco de palavras que poderá ser utilizado para fins de pesquisa, educacionais e clínicos em escolares do Ensino Fundamental II. O profissional poderá escolher as palavras de acordo com seus objetivos e critérios para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura.

Descritores:
Leitura; Avaliação; Ensino Fundamental; Aprendizagem; Escolaridade

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br