Acessibilidade / Reportar erro

Análise da relação entre eixos estruturantes na constituição do psiquismo e emergência de um lugar de enunciação de bebês com e sem atraso na aquisição da linguagem

RESUMO

Objetivo

Analisar a correlação entre os eixos estruturantes do psiquismo no roteiro IRDI (Indicadores de Referência ao Desenvolvimento Infantil) e na aquisição da linguagem por meio dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) quanto ao papel do bebê e da mãe nas protoconversações iniciais.

Método

A amostra contou com 77 bebês, que concluíram todas as avaliações no IRDI e no SEAL. Os resultados obtidos por meio desses dois instrumentos foram analisados por meio do coeficiente de Spearman e do teste de U de Mann-Whitney, considerando valor de p<= 0,05.

Resultados

Identificou-se correlação significativa entre as alterações nos indicadores relacionados à função materna (suposição de sujeito, estabelecimento da demanda e alternância presença/ausência) e as alterações nos sinais enunciativos dos bebês e das mães. Não houve correlação significativa na relação isolada do eixo função paterna e a presença de atraso na aquisição da linguagem.

Conclusão

Houve correlação significativa entre os eixos de função materna do roteiro IRDI e risco à linguagem pelo SEAL.

Descritores:
Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Fatores de Risco; Saúde Mental; Psicanálise

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br