OBJETIVO:
Verificar o desempenho de sujeitos brasileiros na Bateria de Nomeação de Objetos e Verbos (BNOV), de acordo com a escolaridade; e descrever os principais tipos de erro na nomeação de verbos e substantivos.
MÉTODOS:
A BNOV foi aplicada em 100 sujeitos normais, divididos em dois grupos (GI: quatro a oito anos de escolaridade; e GII: acima de nove anos).
RESULTADOS:
Houve índice total de acertos de 97,6% para os substantivos e 98,0% para verbos. Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos no número de acertos para substantivos e verbos (p<0,0001) e na proporção de ocorrência de erros semânticos para verbos (p=0,0160), registrando-se pior desempenho entre os sujeitos menos escolarizados.
CONCLUSÃO:
A BNOV é adequada para uso em adultos falantes do Português Brasileiro. O grupo com maior escolaridade apresentou maior número de "acertos"; ambos os grupos tiveram maior proporção de "erros semânticos" para verbos e substantivos.
Avaliação ; Fonoaudiologia ; Testes de linguagem ; Nomes ; Adulto