Acessibilidade / Reportar erro

Características acústicas da qualidade vocal metálica

OBJETIVO:

Caracterizar a frequência fundamental (F0) e frequência de formantes F1, F2, F3 e F4 das emissões vocais de cantoras amadoras com qualidade vocal metálica.

MÉTODOS:

Participaram da pesquisa 60 cantoras amadoras, com idades entre 18 e 60 anos, sendo 30 mulheres de qualidade vocal metálica integrando o grupo estudo (GE) e 30 mulheres sem essa qualidade vocal compondo o grupo controle (GC). A amostra foi selecionada através de triagem vocal confirmada por avaliadores, em consenso. Para a coleta de dados, foram gravadas e analisadas emissões de vogal sustentada em tom habitual e em duas frequências pré-determinadas, pelas quais extraíram-se os valores de F0 e frequência de formantes F1, F2, F3 e F4.

RESULTADOS:

Quanto à comparação das emissões em tom habitual, não houve diferença para F0, mas os valores dos formantes F2, F3 e F4 foram maiores no GE. Nas tonalidades pré-estabelecidas, verificou-se diferença entre os dois grupos nos formantes F3 e F4, em ambos os tons.

CONCLUSÃO:

Foi possível caracterizar a qualidade de voz metálica como de voz de frequência fundamental normal, com frequência de formante F2 aumentado, e valores de frequências de formantes F2, F3 e F4 maiores quando comparados ao GC.

Voz; Qualidade da Voz; Acústica; Acústica da Fala; Canto


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br