Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico na fala de pacientes com doença de Parkinson de língua espanhola durante o primeiro ano de tratamento

RESUMO

Objetivo

Descrever os efeitos da estimulação cerebral profunda do núcleo subtalâmico (ECP-NST) na fala de pacientes com doença de Parkinson (DP) falantes de espanhol durante o primeiro ano de tratamento.

Método

As medidas de fala (MFs): tempo máximo de fonação, medidas acústicas de voz, velocidade de fala, medidas de inteligibilidade de fala e taxas de diadococinesia oral de nove pacientes colombianos com DP idiopática (quatro mulheres e cinco homens; idade = 63 ± 7 anos; anos de DP = 10 ± 7 anos; UPDRS-III = 57 ± 6; H&Y = 2 ± 0,3) foram estudados nos estados de medicação OFF e ON antes e durante um ano após a cirurgia de ECP-NST a cada três meses. O software Praat e as avaliações de ouvintes nativos saudáveis foram utilizados para análise de fala. A análise estatística tentou encontrar diferenças significativas entre as avaliações pré-operatórias e de seguimento (Teste de Friedman) e entre os estados de medicação (Teste pareado de Wilcoxon OFF/ON). Também, um intervalo de variação pré-cirúrgico (IVPC) para cada participante e MF foi calculado para fazer uma análise individual da variação durante o seguimento.

Resultados

Não foram encontradas diferenças significativas ao longo do seguimento ou entre os estados medicamentosos em as MFs. No entanto, individualmente, com base nos IVPCs, as MFs exibiram: nenhuma variação, variação inconsistente ou variação consistente durante o seguimento em diferentes combinações, dependendo do estado da medicação.

Conclusão

Os participantes não tiveram um padrão compartilhado de variação de fala durante seguimento. As MFs exibiram diferentes padrões de variação em cada participante, que sugerem que em pacientes com DP de língua espanhola, os efeitos da ECP-NST durante o primeiro ano de tratamento na fala podem ser altamente variáveis.

Descritores:
Doença de Parkinson; Estimulação Cerebral Profunda; Disartria; Fala; Voz

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br