Acessibilidade / Reportar erro

Alterações na deglutição em crianças com síndrome congênita do vírus Zika

RESUMO

Objetivo

Caracterizar a deglutição das crianças com síndrome congênita do Zika vírus e comparar com crianças típicas.

Método

Estudo de delineamento transversal, com 45 crianças diagnosticadas com síndrome congênita do Zika vírus e 45 típicas. A deglutição foi avaliada por meio de avaliações clínicas da alimentação através do Protocolo de Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica e dos parâmetros acústicos da deglutição (sonar Doppler).

Resultados

A idade média das crianças com síndrome congênita do vírus Zika foi de 26,69 ± 4,46 meses e o perímetro cefálico médio foi de 29,20 ± 1,98 cm. Disfagia orofaríngea de moderada a grave foi observada em 32(71,1%) das crianças com síndrome congênita do Zika vírus, ao contrário do grupo comparação que não revelou alterações na deglutição. Nas crianças com síndrome congênita do Zika vírus foram verificados lábios entreabertos 42(93,3%) e tônus alterado em língua 35(77,8%) e bochechas 34(75,6%). Nas crianças do grupo comparação apenas 6(13,3%) apresentaram fechamento labial insuficiente e 1(2,2%) postura de língua inadequada. Alterações durante a deglutição com líquido e alimento pastoso não foram observadas no grupo comparação. Durante a oferta do alimento ocorreram dificuldades no movimento de sorver 14(77,8%), na captação da colher 35(75%), resíduo em cavidade oral 38(86,4%) e sinais clínicos indicativos de penetração/aspiração laringotraqueal como tosse, engasgo e respiração com esforço. Não foram encontradas diferenças nos parâmetros acústicos da avaliação instrumental.

Conclusão

as crianças com síndrome congênita do Zika vírus têm alterações nas fases oral e faríngea da deglutição, com sinais clínicos indicativos de penetração/aspiração laringotraqueal quando comparadas a crianças típicas.

Descritores
Vírus Zika; Microcefalia; Deglutição; Desordem da Deglutição; Sons da Deglutição; Efeito Doppler

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br