OBJETIVO:
Caracterizar o desempenho de escolares do Ciclo I e II do Ensino Fundamental (EF), em decodificação, compreensão leitora e habilidades subjacentes à leitura, e investigar correlações entre essas variáveis, na ausência e na presença de prejuízos da compreensão leitora, identificados pelos professores.
MÉTODOS:
Participaram 125 escolares do EF, agrupados segundo o Ciclo e a presença ou ausência de indicativos de prejuízos de compreensão leitora. Estabeleceram-se dois Grupos Controle (bons compreendedores de ambos os Ciclos) e dois Grupos Pesquisa (pobres compreendedores de ambos os Ciclos). Avaliaram-se: fluência e compreensão leitora; compreensão oral; memória fonológica de curto prazo e operacional; closura gramatical. Comparou-se (Teste de Mann-Whitney): em estudo intragrupo, os dois Grupos Controle e os dois Grupos Pesquisa; em estudo intergrupo, Controle e Pesquisa dos diferentes ciclos e Controle I e Pesquisa II. O coeficiente de Spearman investigou correlações entre as variáveis.
RESULTADOS:
Quanto à compreensão leitora, observou-se: melhor desempenho dos Controle em todas as tarefas, comparados aos respectivos Pesquisa; melhor desempenho do Controle II comparado ao Controle I. Os Pesquisa foram semelhantes na maioria das provas. Observaram-se correlações positivas entre a maioria das variáveis estudadas.
CONCLUSÃO:
Os Controle mostraram melhor desempenho em leitura, nos dois ciclos. Memória de trabalho e compreensão oral não diferenciaram escolares no Ciclo I, ao contrário do observado no Ciclo II. O Pesquisa II foi semelhante ou melhor que o Pesquisa I e semelhante ou pior que o Controle I. Habilidades subjacentes mostraram diferentes perfis de correlação com a capacidade de compreensão leitora, segundo o grupo.
Leitura; Compreensão; Linguagem; Ensino Fundamental e Médio; Fonoaudiologia