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Dificuldades de comunicação percebidas pelos pais de crianças com distúrbio do desenvolvimento

INTRODUÇÃO:

A inserção da criança no contexto sociocultural é de grande importância para a sua adaptação e bem-estar, e a família desempenha um papel primordial como mediadora desse processo, tornando as dificuldades familiares com a comunicação da criança com distúrbios de linguagem um importante aspecto a ser estudado para basear as orientações familiares frequentemente oferecidas a essa população.

OBJETIVO:

O presente estudo visou identificar e comparar as dificuldades na comunicação percebidas por pais de crianças com Síndrome de Down (SD), com Distúrbio do Espectro do Autismo (DEA) e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL).

MÉTODOS:

As informações foram colhidas a partir da aplicação de um questionário com 24 questões fechadas envolvendo a percepção dos pais a respeito da comunicação de seu(a) filho(a) e das dificuldades identificadas. Essas 24 questões foram divididas em quatro domínios: 1 - Dificuldades pessoais dos pais; 2 - Impressão dos pais sobre eles próprios em relação aos seus filhos; 3 - Impressões a respeito das atitudes dos outros em relação à criança e 4 - Impressão dos pais em relação aos seus filhos. Participaram desta pesquisa 60 pais, sendo 20 de crianças com SD, 20 de crianças com DEA e 20 de crianças com DEL; todos com idade entre 6 e 12 anos.

RESULTADOS:

Foi possível observar que houve diferença significativa entre o grupo de pais de crianças com DEA com SD e DEL nos domínios 2, 3 e 4.

CONCLUSÃO:

O questionário é efetivo para a identificação das dificuldades de comunicação das crianças portadoras de DEA a partir de dados colhidos com seus pais e/ou cuidadores, mas não para os outros distúrbios de desenvolvimento.

Linguagem; Família; Fonoaudiologia; Síndrome de Down; Criança; Transtorno Autístico


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