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Instrumentos para a avaliação da restrição à participação auditiva: revisão sistemática de literatura

OBJETIVO:

Revisar sistematicamente estudos que utilizaram questionários de avaliação da restrição à participação auditiva em indivíduos adultos e idosos.

ESTRATÉGIA DE PESQUISA:

Estudos, dos últimos cinco anos, foram selecionados por meio de levantamento bibliográfico, em periódicos nacionais e internacionais, nas bases de dados eletrônicas: ISI Web of Science e Biblioteca Virtual em Saúde - BIREME, que engloba as bases de dados LILACS e MEDLINE.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Estudos disponíveis na íntegra; publicados em Português, Inglês ou Espanhol; cujos participantes eram adultos e/ou idosos e que utilizaram questionário para avaliação da restrição à participação auditiva.

ANÁLISE DOS DADOS:

Inicialmente, os estudos foram selecionados com base na leitura dos títulos e resumos. Em seguida, os artigos foram lidos na íntegra e as informações foram incluídas no checklist do Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE).

RESULTADOS:

Foram encontrados 370 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, 14 foram excluídos, pois foram encontrados em mais de uma base. Foi realizada análise dos títulos e resumos de 356 artigos, sendo que 40 foram selecionados para a leitura na íntegra e, ao final, 26 artigos foram selecionados. Na revisão, foram encontrados nove instrumentos para a avaliação da restrição à participação auditiva.

CONCLUSÃO:

Os questionários mais utilizados para avaliar a restrição à participação auditiva foram o Hearing Handicap Inventory for the Elderly (HHIE), Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA) e Hearing Handicap Inventory for the Elderly - Screening (HHIE-S). A aplicação de questionários de restrição à participação auditiva pode auxiliar na validação de decisões na pratica clínica audiológica e ser útil na prática de adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individual e resultados da reabilitação auditiva.

Questionários; Perda Auditiva; Audição; Revisão; Fonoaudiologia


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