1 |
-Consciência sensorial |
-Fornecer informações sobre a tosse crônica |
-Aconselhamento sobre tosse crônica, bem-estar laríngeo e controle de fatores irritantes da laringe com apoio de material educativo |
-Fornecer informações sobre o bem-estar laríngeo |
-Mapear a tosse |
-Antecipar quando uma tosse irá ocorrer e controlar, suprimir ou substituir a tosse com estratégias que interrompem seu ciclo |
-Treinar técnicas de distração, controle e supressão em situação clínica sem o gatilho da tosse (20 repetições de 5 a 10 segundos cada) |
-Treinar musculatura respiratória |
-Orientar e identificar tipo e ritmo respiratório |
-Trabalhar CPFA |
-Técnica de biofeedback de pressão (3 minutos) |
-Reduzir a tensão da musculatura acessória da laringe |
-Som fricativo surdo /s/ (1 minuto) |
|
-Movimentos cervicais associada a Som fricativo surdo /s/ (2 minutos) |
Em casa (5 vezes ao dia) |
-Ler material educativo de aconselhamento |
-Treinar técnicas de distração, controle e supressão quando assintomático (20 repetições com 5 a 10 segundos cada) |
-Som fricativo surdo /s/ (3 minutos) |
-Movimentos cervicais associada a Som fricativo surdo /s/ (3 minutos) |
2 |
-Consciência sensorial |
-Antecipar quando uma tosse irá ocorrer e controlar, suprimir ou substituir a tosse com estratégias que interrompem seu ciclo |
-Retomar aconselhamento e tirar dúvidas |
-Substituição comportamental voluntária |
-Treinar musculatura respiratória |
-Treinar técnicas de distração, controle e supressão quando sintomático, expondo a situações de risco (20 repetições com 5 a 10 segundos cada) |
|
-Trabalhar CPFA |
-Técnica de biofeedback de pressão (3 minutos) |
|
-Reduzir a tensão da musculatura acessória da laringe |
-Sopro áfono em tubo de látex imerso em água (3 minutos) |
|
-Adequar foco de ressonância |
-Som fricativo em passagem de sonoridade (1 minuto) |
|
-Diminuir esforço fonatório e constrição supraglótica |
-Movimentos cervicais associada a Som fricativo sonoro /v/ (2 minutos) |
|
|
-Som nasal /m/ (3 minutos) |
Em casa (5 vezes ao dia) |
-Treinar técnicas de distração, controle e supressão quando sintomático, expondo a situações de risco (20 repetições com 5 a 10 segundos cada) |
-Som fricativo em passagem de sonoridade (1 minuto) |
-Movimentos cervicais associada a Som fricativo sonoro /v/ (2 minutos) |
-Som nasal /m/ (3 minutos) |
3 |
-Substituição comportamental voluntária |
-Antecipar quando uma tosse irá ocorrer e controlar, suprimir ou substituir a tosse com estratégias que interrompem seu ciclo |
-Retomar aconselhamento e tirar dúvidas |
-Treinar musculatura respiratória |
-Mapear a tosse |
-Trabalhar CPFA |
-Treinar uso contínuo das técnicas de distração e supressão com exposição aos gatilhos da tosse (30 segundos cada e aumentando gradualmente a duração da exposição conforme tolerância do paciente) |
-Reduzir a tensão da musculatura acessória da laringe |
-Técnica de biofeedback de pressão (3 minutos) |
-Adequar foco de ressonância |
-Som nasal /m/ (3 minutos) |
-Mobilizar mucosa das pregas vocais |
-Movimentos cervicais associada a Som fricativo sonoro /v/ (1 minuto) |
-Diminuir esforço fonatório e constrição supraglótica |
-Sons fricativos sonoros em sequência /v/ /z/ /j/ (2 minutos) |
|
-Fonação em tubo de látex imerso em água (3 minutos) |
Em casa (5 vezes ao dia) |
-Treinar uso contínuo das técnicas de distração e supressão com exposição aos gatilhos da tosse (30 segundos no primeiro treino e aumentar gradualmente a duração da exposição em 1s conforme tolerância) |
-Rotação de ombros associada ao som fricativo sonoro /v/ (3 minutos) |
-Som nasal /m/ (3 minutos) |
4 |
-Generalização |
-Antecipar quando uma tosse irá ocorrer e controlar, suprimir ou substituir a tosse com estratégias que interrompem seu ciclo |
-Retomar aconselhamento e tirar dúvidas |
-Treinar musculatura respiratória |
-Retomar técnicas de supressão e distração e tirar dúvidas |
-Trabalhar CPFA |
-Som nasal /m/ seguido de vogais (3 minutos) |
-Adequar foco de ressonância |
-Som fricativo /v/ seguido de vogais (3 minutos) |
-Mobilizar mucosa das pregas vocais |
-Fonação em tubo de látex imerso em água com modulação de frequência (3 minutos) |
-Diminuir esforço fonatório e constrição supraglótica |
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-Estabilizar fechamento glótico |
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Em casa (5 vezes ao dia) |
-Treinar uso contínuo das técnicas de distração e supressão com exposição aos gatilhos da tosse (aumento gradual na duração da exposição conforme tolerância) |
-Som nasal /m/ seguido de vogais (3 minutos) |
-Som fricativo /v/ seguido de vogais (3 minutos) |