OBJETIVO:
Revisar de forma integrativa a literatura científica a respeito das características comportamentais de crianças disfônicas, discutindo o perfil traçado e sua relação etiológica com o distúrbio vocal, procurando definir recomendações sobre a importância da análise do comportamento infantil na avaliação vocal.
ESTRATÉGIA DE PESQUISA:
Revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 12 anos na Biblioteca Virtual em Saúde.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Definiram-se o tema "características comportamentais de crianças disfônicas", selecionaram-se as bases de dados LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane, SciELO e Web of Science ISI, e os seguintes critérios de inclusão: artigos originais, ano de publicação entre 2000 e 2012 e idiomas português, inglês e espanhol.
ANÁLISE DOS DADOS:
Entre os 528 artigos sobre voz e disfonia infantil publicados, sete abrangeram o tema pesquisado e foram incluídos nos resultados.
RESULTADOS:
Observou-se que quatro artigos estudaram o comportamento de crianças com nódulos vocais, um abordou as características comportamentais de crianças disfônicas com vários tipos de lesão de prega vocal e três correlacionaram o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade à disfonia.
CONCLUSÃO:
Não se estabeleceu um perfil comportamental de crianças com distúrbio vocal, mas os resultados foram consistentes na recomendação sobre a importância desta análise na avaliação da disfonia em crianças.
Voice disorders; Dysphonia; Voice; Behavioral; Child behavior; Child