RESUMO
Objetivo
O objetivo deste estudo piloto foi explorar o ambiente da língua doméstica e os resultados linguísticos de crianças brasileiras com deficiência auditiva comparando com crianças ouvintes e investigar a confiabilidade do uso do sistema de registro LENA no contexto do português brasileiro.
Método
Quatorze famílias participaram do estudo (sete com deficiência auditiva e sete controles com audição típica). Cada família contribuiu com uma gravação durante o tempo de vigilia. Uma parte menor das gravações das crianças com audição normal foi transcrita manualmente por dois transcritores. Um acordo entre avaliadores foi realizado e, em seguida, os resultados da transcrição humana foram comparados com os dados gerados pelo LENA para três medidas: Palavras de Adultos (PA), Vocalizações Infantis (VI) e Turnos de Conversação (TC).
Resultados
As análises de dados revelaram uma concordância entre avaliadores moderada a forte para VI e PA. Foi encontrada concordância de fraca a moderada entre as estimativas de LENA e as médias das contagens humanas para VI e AW. Aparentemente LENA superestimou contagens humanas para PA e subestimou números de VI. A análise comparativa sugeriu semelhanças na linguagem e no ambiente auditivo dos dois grupos. O desenvolvimento da linguagem das crianças foi apoiado por um maior número de interações pais-filhos (TC).
Conclusão
Os achados sugerem que o LENA pode contribuir como uma ferramenta ecologicamente válida em programas de intervenção preventiva centrada na família para crianças brasileiras com deficiência auditiva e suas famílias, embora mais estudos de validação sejam necessários.
Descritores:
Crianças; Pessoas com Deficiência Auditiva; Estudos de Validação; Desenvolvimento de Linguagem; Sistema LENA