Acessibilidade / Reportar erro

Videolaringoscopia digital de alta velocidade: avaliação de nódulos e cistos de pregas vocais de mulheres

RESUMO

Objetivo

Avaliar e comparar os parâmetros da videoquimografia digital obtidos pela videolaringoscopia de alta velocidade de mulheres sem alterações laríngeas, de mulheres com nódulos de prega vocal e de mulheres com cistos vocais.

Método

Estudo observacional transversal, no qual foram selecionadas 60 mulheres com idade entre 18 e 45 anos. Três grupos foram formados: 20 mulheres sem alterações laríngeas formando o grupo controle (Grupo 1), 20 mulheres com diagnóstico de nódulos nas pregas vocais formando o Grupo 2 e 20 mulheres com diagnóstico de cistos vocais formando o Grupo 3. Posteriormente, os participantes foram avaliados por Videolaringoscopia de alta velocidade para análise e comparação de imagens da laringe usando videoquimografia digital. Os parâmetros videoquimográficos avaliados pelo programa KIPS® foram: aberturas mínima, máxima e média; amplitudes da prega vocal direita e esquerda; frequências da abertura da prega vocal direita e esquerda; e fechamento.

Resultados

A análise da videoquimografia digital sugere que a presença dos nódulos e dos cistos de pregas vocais tendem a restringir a abertura máxima e média da prega vocal e a amplitude dominante da variação de abertura na região média da glote.

Conclusão

Os parâmetros da videoquimografia digital foram semelhantes na presença de nódulos nas pregas vocais e lesões de cistos vocais.

Descritores:
Disfonia; Qualidade da Voz; Pregas Vocais; Quimografia; Laringoscopia; Voz; Mulheres; Distúrbios da Voz; Laringe

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br