RESUMO
Objetivo
Propor uma metodologia de análise dos dados gerados por um instrumento de medição da pressão de sucção não-nutritiva do recém-nascido.
Método
Estudo observacional analítico, transversal com dados de 24 recém-nascidos a termo sem comprometimentos. Após a avaliação clínica foram analisadas três coletas de cada neonato empregando-se o referido instrumento, com duração de 2 minutos e intervalo de 2 minutos entre elas. Os parâmetros definidos foram extraídos por meio de um programa desenvolvido em Matlab®. Os resultados foram obtidos pela análise e comparação de 12 variáveis ao nível de confiança de 5%. Foi realizada ainda comparação das análises manual e computadorizada por meio do coeficiente de correlação intraclasse.
Resultados
A comparação múltipla entre os três momentos de coleta, mostrou que as diferenças estatísticas significantes ocorreram entre as coletas um e dois e dois e três. Ao se analisar e comparar cada variável separadamente, notou-se que a segunda coleta apresentou: maior número de grupos de sucção, maior número de sucções, menor tempo para iniciar os grupos de sucção, maior tempo de grupos de sucção, menor número de sucções esporádicas, valores de pressão média maiores e com menor desvio padrão, maior número de pausas com tempo de pausas menor. O coeficiente de correlação intraclasse revelou concordância quase perfeita para os 12 parâmetros avaliados.
Conclusão
As 12 variáveis analisadas mostram-se relevantes, especialmente na segunda coleta. O programa em Matlab® mostrou-se viável e eficaz na extração e análise dos parâmetros, apresentando alta concordância quando comparado à avaliação manual.
Descritores:
Sucção Não-nutritiva; Comportamento de Sucção; Recém-nascido; Equipamentos de Medição; Amamentação