Acessibilidade / Reportar erro

Acurácia de testes de triagem auditiva baseados em smartphone: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Verificar a acurácia dos aplicativos de smartphone para identificar a perda auditiva.

Estratégias de pesquisa

Uma revisão sistemática seguiu o checklist PRISMA-DATA. As estratégias de busca foram aplicadas nos bancos de dados Lilacs, PubMed, Scopus e Web of Science e na literatura cinzenta (Google Scholar, OpenGrey e ProQuest Dissertations and Thesis).

Critérios de seleção

O anacrônimo PIRD foi usado na revisão. Incluiu populações de qualquer gênero e todas as faixas etárias. O teste Index foi o de triagem auditiva baseado em smartphone; o teste de referência foi a audiometria tonal; o diagnóstico foi realizado por meio de dados de validade (sensibilidade e especificidade) para identificação da perda auditiva e estudos diagnósticos.

Análise de dados

Dois revisores selecionaram os estudos em um processo de duas etapas. O risco de viés foi avaliado de acordo com os critérios do QUADAS-2.

Resultados

De 1395 artigos, 104 artigos foram elegíveis para leitura de texto completo e 17 foram incluídos. Apenas quatro preencheram todos os critérios de qualidade metodológica. Todos os estudos incluídos foram publicados em inglês entre 2015 e 2020. Os aplicativos mais estudados foram: Digits-in-noise (5 artigos), uHear (4 artigos), HearScreen (2 artigos), hearTest (2 artigos) e Hearing Test (2 artigos). Todos apresentaram valores de sensibilidade e especificidade entre 75 e 100%. Os outros aplicativos foram EarScale, uHearing, Free Field Hearing e teste Free Hearing.

Conclusão

uHear, Digit-in-Noise Test, HearTest e HearScreen apresentaram valores significativos de sensibilidade e especificidade e podem ser considerados os métodos mais precisos para rastreamento de deficiência auditiva.

Descritores
Audiologia; Perda Auditiva; Smartphones; Testes Auditivos; Programas de Rastreamento; Saúde Pública

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br