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Perfil cognitivo comportamental de crianças pré-escolares com Síndrome de Williams

RESUMO

Objetivo

Verificar indicadores de desenvolvimento cognitivo, habilidades de linguagem receptiva e padrões comportamentais adaptativos em pré-escolares com Síndrome de Williams (SW).

Método

A amostra foi composta por 8 crianças de ambos os sexos, com idade entre 48 e 72 meses com SW. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram Denver Developmental Screening Test II; Peabody Picture Vocabulary Test; Escala de comportamento adaptativo Vineland; Child Behavior Checklist (CBCL) para as idades 1½-5 e 6 a 18; Inventário de Problemas de Comportamento (BPI-01) e Escala de Maturidade Mental Columbia.

Resultados

Os principais prejuízos de desenvolvimento foram associados a habilidades motoras finas e habilidades de cuidados pessoais. Os déficits em linguagem receptiva e habilidades de comunicação foram relatados de acordo com o PPVT e Denver II, respectivamente. Os cuidadores relataram problemas comportamentais e emocionais associados às escalas de ansiedade e depressão e de problemas de atenção do CBCL.

Conclusão

Os pré-escolares demonstraram déficits no funcionamento adaptativo e dificuldades comportamentais, motoras e cognitivas, como desatenção e hiperatividade, estereotipias e comportamento agressivo.

Descritores
Síndrome de Williams; Crianças Pré-escolares; Desenvolvimento; Comportamento Adaptativo; Problemas de Comportamento

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