Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos dos exercícios de força da língua em adultos e idosos saudáveis: uma revisão integrativa de literatura

RESUMO

Objetivo

resumir e discutir a produção científica dos efeitos dos exercícios de força da língua em adultos e idosos saudáveis.

Estratégia de pesquisa

foi realizada em dois bancos de dados online, PubMed e Web of Science. Critérios de seleção: foram considerados estudos que obtiveram evidências de intervenções com exercícios de força de língua em indivíduos saudáveis e acima de 18 anos de idade.

Análise dos dados

foram extraídos os dados objetivos do estudo, desenho, participantes, intervenções, assim como ganho em percentual da força de língua.

Resultados

foram incluídos 16 estudos. Houve um aumento da força da língua após o treino de fortalecimento em adultos e idosos saudáveis. Houve a manutenção dessa força após um período curto de destreino. Não foi possível comparar os resultados entre as faixas etárias, devido aos diferentes desenhos metodológicos. Notou-se que a abordagem de um protocolo de treinamento menos intenso se mostrou mais eficaz no ganho de força da língua em idosos.

Conclusão

Os treinamentos de força de língua demonstraram ser eficazes para o seu aumento em indivíduos saudáveis de diferentes faixas etárias. Os benefícios relatados aos idosos foram a reversão da perda progressiva de força e massa muscular causada pelo envelhecimento. Os achados devem ser interpretados com cautela, devido ao número de estudos em idosos e sua variabilidade metodológica.

Descritores:
Língua; Pressão; Exercício Físico; Adulto; Idoso

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br