1 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
|
● Definição da Gagueira; |
|
● O que ajuda e o que atrapalha na gagueira; |
● Aprender a fazer ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Conceituação Fala Difícil e Fala Fácil; |
● Características da fala e prática negativa (100% tensão, 50% tensão, e suavizada) com bola: nomeação de figuras |
2 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira |
● Exercícios para respiração; |
● Desmistificar a gagueira e obter informações atualizadas e científicas |
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Perceber diferentes maneiras de produção de fala (Conscientização) |
● Dinâmica: Máquina de Fala; |
|
● Dinâmica: Máquina falhando |
|
● Mitos e Verdades sobre Gagueira |
● Aprender a fazer e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (100%, 50%, e suavizada) com bola: |
o Nomeação de figura; |
● Leitura de listas de palavras olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
3 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira |
● Exercícios para respiração; |
● Perceber diferentes maneiras de produção de fala (Conscientização) |
● Exercícios de motricidade orofacial; |
|
● Dinâmica: Fala Maluca; |
● Aprender a fazer e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (100%, 50%, e suavizada) com bola: |
o Nome próprio; |
o Outros nomes, outras nomeações e brainstorm.
|
4 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira |
● Exercícios para respiração; |
● Desmistificar a gagueira e obter informações atualizadas e científicas (Conscientização) |
● Exercícios de motricidade orofacial; |
|
● Mitos e Verdades sobre Gagueira; |
● Conhecer e reduzir as emoções negativas (Dessensibilização) |
● Dinâmica: Iceberg da Gagueira |
● Aprender a fazer e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (100%, 50%, e suavizada) com bola: |
● Outros nomes, outras nomeações e brainstorm.
|
5 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira |
● Exercícios para respiração; |
● Perceber pontos de tensão (Conscientização) |
● Exercícios de motricidade orofacial; |
|
● Percepção dos pontos de tensão da fala; |
● Aprender a fazer e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Percepção da fala fácil / fala normal / fala difícil; |
● Características da fala e prática negativa (suavizada) com mola: |
● Repetição de frases. |
6 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Conhecer e reduzir as emoções negativas (Dessensibilização) |
● Pensamentos bons e maus relacionados à gagueira; |
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (suavizada) com mola: |
o Repetição de frases; |
o Leitura de frases olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
7 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Conhecer e reduzir as emoções negativas (Dessensibilização) |
● Dramatizações de situações cotidianas; |
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (suavizada) com mola: |
o Leitura de frases olhando para o espelho e olhando para a terapeuta; |
o Completar frases prontas com figuras do baralho; |
o Elaboração de frases espontâneas com figuras do baralho. |
o Treino de fala encadeada com linha. |
8 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Características da fala e prática negativa (suavizada) com mola; |
o Completar frases prontas com figuras do baralho; |
o Elaboração de frases espontâneas com figuras do baralho. |
o Dramatização de diálogos com a linha. |
9 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
|
|
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Treino de Habilidades Comunicativas: Tempo de Espera (2”), Turno Comunicativo e Contato de Olhos: |
● Desenvolver habilidades que promovem a boa comunicação, promovendo autoconfiança e segurança, integrando-as à suavização (Habilidades Comunicativas) |
o Nomeação de figuras; |
|
o Leitura de listas de palavras olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
10 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Treino de Habilidades Comunicativas: Tempo de Espera (2”), Turno Comunicativo e Contato de Olhos: |
● Desenvolver habilidades que promovem a boa comunicação, promovendo autoconfiança e segurança, integrando-as à suavização (Habilidades Comunicativas) |
o Nome próprio; |
|
o Outros nomes, outras nomeações e brainstorm;
|
|
o Repetição de frases olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
11 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente e da gagueira (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aceitar que a gagueira acontece e aprender a utilizar estratégias para modifica-la (Modificação da Gagueira) |
● Treino Gagueira Voluntária: |
o Nomeação de figuras; |
o Nome próprio; |
o Formulação de frases. |
12 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento corporal; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aprender e usar ponto de contato articulatório suave e contínuo (Modelagem da fluência) |
● Treino de Habilidades Comunicativas: Tempo de Espera (2”), Turno Comunicativo e Contato de Olhos: |
● Desenvolver habilidades que promovem a boa comunicação, promovendo autoconfiança e segurança, integrando-as à suavização (Habilidades Comunicativas) |
o Outros nomes, outras nomeações e brainstorm;
|
|
o Repetição de frases olhando para o espelho e olhando para a terapeuta; |
|
o Descrição de características, partes e funções dos objetos. |
● Aceitar que a gagueira acontece e aprender a utilizar estratégias para modifica-la (Modificação da Gagueira) |
● Treino Gagueira Voluntária: |
● Nomeação de figuras. |
13 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento da boca; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aceitar que a gagueira acontece e aprender a utilizar estratégias para modifica-la (Modificação da Gagueira) |
● Gagueira Voluntária: |
o Nomeação de figuras; |
o Nome próprio; |
o Formulação de frases; |
o Repetição de frases olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
14 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento da boca; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Aceitar que a gagueira acontece e aprender a utilizar estratégias para modifica-la (Modificação da Gagueira) |
● Cancelamento e Pulando Fora |
o Nomeação de figuras; |
o Nome Próprio; |
o Leitura de listas de palavras olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
15 16, 17,18 e 19 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento da boca; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Utilizar técnicas de modificação da gagueira associadas às habilidades que promovem a boa comunicação, integrando-as à suavização (Modelagem da fluência, Modificação da Gagueira e Habilidades Comunicativas) |
● Treino de Tempo de Espera (2”), Turno Comunicativo, Contato de Olhos e técnica de Cancelamento e Pulando Fora: |
o Nomeação de figuras; |
o Nome Próprio; |
o Leitura de listas de palavras olhando para o espelho e olhando para a terapeuta. |
o Formulação de frases. |
20, 21 e 22 |
● Facilitar a emissão |
● Relaxamento da boca; |
● Compreender o funcionamento da fala fluente (Conscientização) |
● Exercícios para respiração; |
|
● Exercícios de motricidade orofacial; |
● Utilizar técnicas de modificação da gagueira associadas às habilidades que promovem a boa comunicação, integrando-as à suavização (Modelagem da fluência, Modificação da Gagueira e Habilidades Comunicativas) |
● Treino de habilidades comunicativas e técnica de Cancelamento e Pulando Fora: |
● Conhecer e reduzir as emoções negativas (Dessensibilização) |
● Dramatizações de situações cotidianas. |
23 |
● Facilitar a emissão |
● Controle Respiratório; |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
|
o Redução do número de rupturas por minuto; |
|
● Percebendo a fluência; |
|
● Lidando com a fala: |
|
o Pontos a serem lembrados; |
|
o Diário de fala; |
|
o Avisando o ouvinte. |
24 |
● Facilitar a emissão |
● Controle Respiratório; |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
|
o Redução do número de rupturas por minuto; |
|
● Percebendo a fluência; |
|
● Controlando pensamentos negativos: |
|
o História de Bob e Ken; |
|
o Como evitar pensamentos negativos; |
|
o Tabela da Mudança. |
25 |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
o Redução do número de gagueira por 5 minutos; |
o Pausamento da fala. |
● Mantendo a fluência: |
o O que ajuda a manter a fluência; |
o Como lidar com a fala antes, durante e depois da gagueira. |
● Controlando o stress negativo: |
o Manter atitude calma; |
o Cuidar do ambiente; |
o Cuidar do conforto; |
o Cuidar da saúde. |
26 |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
o Redução do número de gagueira por 5 minutos; |
o Pausamento da fala. |
● Enfrentando o telefone treino em terapia: |
o Simulação de ligação telefônica. |
27 |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
o Redução do número de gagueira no diálogo; |
o Controle da velocidade de fala. |
● Enfrentando o telefone: |
o Ligação para conhecidos. |
28 |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Treino de fala: |
o Redução do número de gagueira no diálogo; |
o Controle da velocidade de fala. |
● Como controlar a tensão; |
o Sozinho; |
o Em pé em local público; |
o Sentado em locais públicos. |
● Enfrentando o telefone: |
o Ligação para conhecidos; |
o Ligação para estranhos. |
29 |
● Manter e utilizar as estratégias e os padrões de fluência obtidos nas sessões anteriores |
● Simulação de controle da tensão: |
o Sozinho; |
o Em pé em local público; |
o Sentado em locais públicos. |
● Conversa sobre prevenir recaídas no controle da fala; |
● Enfrentando o telefone: |
o Ligação para conhecidos; |
o Ligação para estranhos. |
30 |
● Coletar dados para avaliação após terapia intensiva |
● Coleta de Amostra de Fala; |
● Aplicação questionário OASES-A; |
● Orientações finais; |
● Análise do paciente amostras de fala pré e pós terapia: |
● Auto avaliação. |