BLOCO 1 - PERFIL PROFISSIONAL |
ITENS |
RESPOSTA DOS ENTREVISTADOS
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1 |
Qual o seu grau máximo de formação? |
Doutorado (n=13, 59,1%)
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Pós-doutorado (n=9, 40,9%)
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2* |
Para qual público você desenvolve/aplica treinamento perceptivo-auditivo da Voz? |
Graduação (n=19, 86,4%)
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Especialização em Voz (n=7, 31,8%)
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Pós-graduação Stricto Sensu (n=9, 40,9%)
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Cursos livre (n=5, 22,7%)
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Residência (n=1, 4,5%)
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3 |
Se leciona na graduação, o treinamento perceptivo-auditivo para avaliação da qualidade vocal faz parte do conteúdo de algum componente curricular obrigatório? |
Sim (n=15,68,2% )
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Não (n=1, 4,5%)
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NA (n=6, 27,3%)
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4* |
Tipo de instituição em que ensina? |
Pública (n=18, 81,9%)
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Particular (n=4, 18,2%)
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Fundação (n=1, 4,5%)
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5 |
UF da instituição? |
São Paulo (n=10, 45,5%), Paraíba (n=3, 13,6%), Pernambuco (n=3, 13,6%), Minas Gerais (n=2, 9,1%), Rio de Janeiro (n=2, 9,1%), Distrito Federal (n=1, 9,1%) e Rio Grande do Norte (n=1, 9,1%)
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6 |
Tempo de docência em anos? |
Mais de 10 anos (n=18, 81,1%)
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Menos de 10 anos (n=4, 18,2%)
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BLOCO 2) CONDIÇÕES PARA O TREINAMENTO PERCEPTIVO-AUDITIVO |
ITENS |
RESPOSTA DOS ENTREVISTADOS
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1 |
Em que ano do curso de Graduação os alunos recebem o treinamento perceptivo-auditivo na instituição que você atua? |
A partir do 2º ano (n=21, 95,5%)
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2 |
Você considera que há um melhor momento do curso ao longo da graduação para oferecer um programa de treinamento perceptivo-auditivo para os estudantes de Fonoaudiologia? |
Sim (n=15, 68,2%)
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Todos afirmam que deve ser realizado a partir do segundo ano da graduação
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Não (n=7, 31,8%)
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3 |
Existe algum pré-requisito para os alunos iniciarem este treinamento na instituição que você atua? |
Sim (n=10, 45,5%)
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Não (n=12, 54,5%)
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BLOCO 3) ESTRUTURA DO TREINAMENTO PERCEPTIVO-AUDITIVO |
ITENS |
RESPOSTA DOS ENTREVISTADOS
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1* |
Durante o treinamento perceptivo-auditivo você associa alguma outra informação sobre a voz apresentada? |
Idade (n=18, 81,1%)
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Gênero (n=18, 81,1%)
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Queixa principal (n=14, 63,6%)
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Espectrograma (n=11, 50%)
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Exame laríngeo (n=10, 45,4%)
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2 |
Qual o total de horas de treinamento em sala de aula? |
Menos de 2h (n=2, 9,1%)
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Entre 2 e 4h (n=5, 22,7%)
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Entre 4 e 6h (n=3, 13,6%)
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Entre 6 e 8h (n=5, 22,7%)
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Mais de 8h (n=4, 18,1%)
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Outros (n=3, 13,6%)
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3 |
As vozes utilizadas no treinamento são humanas e/ou sintetizadas? |
Humanas (n=17, 77,3%)
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Humanas e Sintetizadas (n=5, 22,7%)
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4 |
Quantidade de vozes que você utiliza no treinamento? |
Até 20 vozes (n=8, 36,4%)
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Entre 21 e 40 vozes (n=7, 31,8%)
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Mais de 50 vozes (n=7, 31,8%)
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5* |
Que tarefas de fala você utiliza para o treinamento? |
Contagem de números (n=21, 95,5%)
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Frases do CAPE-V (n=17, 77,3%)
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Fala espontânea (n=17, 77,3%)
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Vogal “a” (n=15, 68,2%)
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Vogal “é” (n=12, 54,5%)
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6 |
Você utiliza o instrumento CAPE-V (Kempster et al.(1616 Kempster GB, Gerratt BR, Abbott KV, Barkmeier-Kraemer J, Hillman RE. Consensus auditory-perceptual evaluation of voice: development of a standardized clinical protocol. Am J Speech Lang Pathol. 2009;18(2):124-32. http://dx.doi.org/10.1044/1058-0360(2008/08-0017). PMid:18930908. http://dx.doi.org/10.1044/1058-0360(2008...
)) no treinamento perceptivo-auditivo? |
Sim (n=18, 81,8%)
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Não (n=4, 18,2%)
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7 |
Você utiliza o instrumento GRBAS (Hirano(1717 Hirano M. Clinical examination of voice. New York: Springer Verlag; 1981.)) no treinamento perceptivo-auditivo? |
Sim (n=20, 90,9%)
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Não (n=2, 9,1%)
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8 |
Você utiliza a Escala de Desvio Vocal - EDV (Yamasaki et al.(1818 Yamasaki R, Madazio G, Leao SHS, Padovani M, Azevedo R, Behlau M. Auditoryperceptual evaluation of normal and dysphonic voices using the voice deviation scale. J Voice. 2017;31(1):67-71. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2016.01.004. PMid:26873420. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvoice.2016....
)) no treinamento perceptivo-auditivo? |
Sim (n=13, 59,1%)
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Não (n=9, 40,9%)
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9** |
Suponha que existam 3 níveis hierárquicos de complexidade para o treinamento perceptivo-auditivo. Indique a ordem dos níveis que você utilizaria no treinamento? |
1º Nível: Identificação da presença do desvio vocal
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(n=20, 90,9%)
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2º Nível: Avaliação da qualidade vocal predominante
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(n=15, 68,2%)
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3º Nível: Avaliação do grau geral do desvio vocal (n=12, 54,5%)
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10* |
Quais parâmetros você inclui no treinamento? |
Rugosidade (n=22, 100%)
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Soprosidade (n=22, 100%)
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Tensão (n=22, 100%)
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11#
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Como você define para os alunos as características auditivas que são esperadas para uma voz rugosa? |
Respostas não específicas ao definir características auditivas ou definem correlatos anatomofisiológicos:
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“Irregularidade vibratória”, “ruído”, “voz suja”, “presença de areia”
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12#
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Como você define para os alunos as características auditivas que são esperadas para uma voz soprosa? |
Respostas faziam referência a:
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“Qualquer escape de ar audível durante a produção vocal”
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13#
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Como você define para os alunos as características auditivas que são esperadas para uma voz tensa? |
Respostas não específicas ao definir características auditivas ou definem correlatos anatomofisiológicos:
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“Sensação de aperto”, “esforço vocal”, “hiperfunção vocal”
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14 |
Quantas horas de treinamento você considera que seriam suficientes para melhorar o desempenho (taxa de acertos) e a confiabilidade dos alunos na análise perceptivo-auditiva? |
Até 4 horas (n=3, 13,6%)
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Entre 5 e 8 horas (n=5, 22,7%)
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Mais de 8 horas (n=14, 63,3%)
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15 |
Você utiliza algum tipo de jogo ou simulador para treinamento perceptivo-auditivo? |
Sim (n=1, 4,5%)
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Não (n=21, 95,5%)
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BLOCO 4) AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TREINAMENTO PERCEPTIVO-AUDITIVO |
ITENS |
RESPOSTA DOS ENTREVISTADOS
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1 |
Você faz a avaliação da confiabilidade dos alunos na análise perceptivo-auditiva após o treinamento perceptivo-auditivo?
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Sim (n=9, 40,9%) |
Não (n=13, 59,1%) |
2#
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Como você avalia o efeito do treinamento perceptivo-auditivo sobre o desempenho e a confiabilidade do aluno?
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As respostas citam: “Teste de concordância inter e intra-avaliador; observação e discussão das avaliações; Prova formal” |
3 |
Você tem dificuldade para avaliar o efeito do treinamento perceptivo-auditivo? (Caso não faça a avaliação do efeito do treinamento, marque "NA")
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Sim (n=5, 22,7%) |
Não (n=6, 27,3%) |
Não avaliam (n=11, 50%) |
4# |
Pode referir alguma(s) dificuldade(s) para avaliar o efeito do treinamento perceptivo-auditivo?
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As dificuldades envolvem: “Falta de parâmetro para comparação; Falta de instrumentos calibradores para treino; Procedimento trabalhoso com teste estatístico” |
5 |
Como você define o "acerto" do aluno quanto ao grau geral do desvio vocal usando o CAPE-V ou a EDV?
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Quando a marcação do CAPE-V ou EDV coincide com os valores do juiz de referência ou está 10 mm para mais ou para menos desse valor (n=13, 59,1%) |
Quando a marcação do CAPE-V ou EDV coincide com os valores do juiz de referência ou está 5 mm para mais ou para menos desse valor (n=2, 9,1%)
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Quando a marcação do CAPE-V ou EDV coincide com os valores do juiz de referência, sem margens de erro (n=2, 9,1%)
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Não utilizo o CAPE-V ou EDV (n=4, 18,2%)
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Outro: (n=1, 4,5%)”Nunca utilizei esses critérios”
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6 |
Como você avalia o acerto do aluno na avaliação do grau geral, caso use a escala GRBAS?
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Quando coincide (n=10, 45,5%) |
Quando coincide ou está um grau para mais ou para menos (n=10, 45,5%) |
Não utilizo a GRBAS (n=2, 9%) |
7 |
O quanto considera que o treinamento perceptivo-auditivo é importante na formação inicial do aluno de Fonoaudiologia em uma escala de 0 - (não é importante) a 5 - (Muito importante)?
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5 (n=19, 86,4%) |
4 (n=2, 9,1%) |
3 (n=1, 4,5%) |