Acessibilidade / Reportar erro

Proposição de requisitos para o desenvolvimento de um simulador de treinamento para julgamento perceptivo-auditivo da voz

RESUMO

Objetivo

identificar um conjunto de requisitos para o desenvolvimento de um simulador de treinamento perceptivo-auditivo (TPA) a partir da experiência de docentes que realizam o TPA.

Método

Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Vinte e dois docentes responderam um questionário online contendo 31 itens relacionados ao TPA, envolvendo itens sobre o perfil profissional, condições para o TPA nos cursos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia, estrutura do TPA, avaliação do efeito do TPA.

Resultado

observou-se que existe variação nos procedimentos de TPA realizados no Brasil. Os principais requisitos indicados pelos respondentes para o TPA envolvem o uso de vozes sintetizadas nos momentos iniciais, seguindo para vozes humanas posteriormente; a utilização de tarefas de fala com vogais sustentadas e fala encadeada; a inserção de informações complementares tais como o gênero, idade, profissão do falante e a espectrografia do sinal vocal; treinamento com tempo mínimo de seis horas; a avaliação do efeito do treinamento pela comparação da concordância intra e inter-juizes pré e pós treinamento; a adição dos parâmetros de grau geral de desvio vocal, rugosidade, soprosidade e tensão; a utilização de escalas contínuas e numéricas validadas; e ser realizado a partir do segundo ano de graduação.

Conclusão

embora haja uma variabilidade da resposta dos especialistas, foi identificado um conjunto mínimo de requisitos indicados para a realização de TPA com novos juízes.

Descritores:
Voz; Qualidade da Voz; Percepção Auditiva; Treinamento; Simulação

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br