Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre presença de resíduos faríngeos e escape oral posterior e a ocorrência de penetração e aspiração no Acidente Vascular Encefálico

OBJETIVO:

Este estudo teve por objetivo verificar a associação entre a ocorrência de escape oral posterior e a presença de resíduos faríngeos com penetração laríngea e/ou aspiração laringotraqueal no acidente vascular encefálico (AVE).

MÉTODOS:

Estudo clínico transversal, retrospectivo e multicêntrico. Foram incluídos neste estudo 63 exames videofluoroscópicos de indivíduos pós-AVE isquêmico e disfagia orofaríngea do banco de dados dos serviços de três centros públicos de referência no atendimento do indivíduo disfágico, sendo 43 do gênero masculino e 20 do gênero feminino, faixa etária variando de 40 a 90 anos. Estes foram divididos em dois grupos. O Grupo I foi composto por exames de 35 indivíduos com presença de penetração e/ou aspiração laringotraqueal e o Grupo II, por exames de 28 indivíduos com ausência de penetração e/ou aspiração. Foram analisados exames de videofluoroscopia da deglutição para dividir os grupos e observou-se a presença de escape posterior e resíduos faríngeos.

RESULTADOS:

Não houve associação entre os grupos com o escape oral posterior (χ2=1,65; p=0,30; φ2=0,02), porém houve associação entre resíduos faríngeos (χ2=12,86; p=0,003; φ2=0,20) e os grupos.

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que há associação entre a presença de resíduos faríngeos com a ocorrência de penetração com aspiração laringotraqueal em indivíduos pós-AVE.

Transtornos de deglutição; Avaliação; Acidente vascular cerebral; Aspiração respiratória


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br