Acessibilidade / Reportar erro

Mensuração do ruído em salas de aula: revisão sistemática

OBJETIVOS:

Os objetivos desta revisão são elencar as principais metodologias utilizadas para a mensuração do ruído em salas de aula e se os níveis de ruído encontrados estão adequados às normas.

MÉTODOS:

Realizou-se um levantamento dos artigos publicados nos últimos dez anos, utilizando seis diferentes bases de dados. Foram verificadas 1.088 publicações e somente oito trabalhos obedeceram aos critérios de inclusão: (a) artigos publicados nos últimos dez anos; (b) artigos disponíveis na íntegra; (c) estudos que mensurassem o ruído em salas de aula de escolas regulares. Foi realizada análise descritiva das publicações selecionadas.

RESULTADOS:

Cinco estudos mensuraram ruído por meio de um medidor de nível de pressão sonora. Um realizou a mensuração por meio de um dosímetro e dois utilizaram um computador portátil com software de gravação de áudio. Todas as salas de aulas avaliadas nos estudos encontrados apresentaram nível de ruído acima do permitido.

CONCLUSÃO:

As salas de aula são ambientes ruidosos e não há padronização quanto à metodologia que deve ser utilizada para a mensuração do ruído nesses locais. As escolas precisam ser orientadas constantemente sobre a importância da adequação acústica na sala de aula.

Noise; Noise measurement; Noise meters; Signal-to-noise ratio; Schools


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br